Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14065
Tipo: TCC
Título: Projeto Filhos da EJA: Uma Análise Crítica do Projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa na Paraíba
Autor(es): SILVA, Amanda Caroline dos Santos
Primeiro Orientador: SANTOS, Carlos Wendell Pedrosa dos
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o “Projeto Filhos da EJA” e sua implementação na realidade da escola pública em João Pessoa – PB. Para tanto foi necessário fazer uma fundamentação teórica partindo do conceito de educação trazido pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS”, onde fiz uma análise da história da educação no Brasil nela evidenciando os principais contextos políticos e sociais de cada período, especificamente na modalidade de educação básica, Educação de Jovens e Adultos- EJA colocada como uma oportunidade destinadas a jovens e adultos que não concluiu o estudo na idade certa de voltar a sala de aula. Sendo fundamental o estudo das questões de gênero enquanto diferenciação da mulher na sociedade e a importância de destacar que são as relações existente na sociedade capitalista que dão bases para as questões de desigualdade de gênero, resultando na evasão escola de mulheres. O estudo através de seu objetivo de analisar o “Projeto Filhos da EJA”, tenta evidenciar se o projeto, enquanto estratégia situada pelo o Plano Municipal de Educação de João Pessoa (PME) 2015-2025 para diminuir o quadro de evasão escolar da EJA, assegura o direito de ‘igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, trazido pelo Art.3º inciso I no projeto. Metodologicamente se deu por uma revisão da leitura dos dados bibliográficos e documentais, partindo de uma perspectiva histórica e crítica, a fim de evidenciar as condições históricas e contraditórias existentes na educação brasileira, nas relações de gênero e na forma focalizada e com seletividade que os programas, e projetos criados em tempos neoliberais não assegura a universalização dos direitos.
Abstract: This study aims to analyze the “Children Project EJA” and its implementation in reality, for this purpose it was necessary to write a theoretical framework starting from the concept of education, which according to CFESS “is a complex constituent of social life, which has an important social function in the dynamics of social construction”. Based on this concept, I carried out an analysis on the history of education in Brazil remarking its main social and political contexts of each period, specifically on the Youth and Adult Education (henceforth EJA) created as an opportunity destined to the youth and adults who did not finish their high school at the right age so that they could go back to school.In addition, the study of the gender issues as a differentiation of women in society was a fundamental element of this paper, and it is important to highlight that the existing relations in a capitalist society underlie the gender inequality issues, resulting in women’s school dropout. The study through its aim tries to evidence whether the project, as a strategy created by João Pessoa’s Municipal Plan of Education (MPE) 2015-2025 in order to reduce the school dropout rates in EJA, ensures the ‘equality of conditions to the access and permanence at school’ right, brought by Art. III subsection ¹ in the project. The methodology of this study was based on the reading of documentary and bibliographical data, starting from a critical, historical and dialectical perspective, aiming at showing the contradictory and historical conditions present in the Brazilian education, in the gender relations, and in the focused and selective way in which programs and projects created in neoliberal times do not ascertain the universalization of the rights.
Palavras-chave: “Projeto Filhos da EJA”
Mulheres
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14065
Data do documento: 9-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKDSS09112018.pdf533,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons