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metadata.dc.type: TCC
Title: Educação infantil, supervisão educacional e participação democrática: um estudo com os profissionais das creches do município de Cabedelo-PB
metadata.dc.creator: Barros, Stefani Caroline Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Mandú, Thamyris Mariana Camarote
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é fruto de análises e inquietações acerca da supervisão educacional levantadas durante o período em que atuei como professora na Educação Infantil no município de Cabedelo-PB. Nosso debate fundamenta-se em torno da participação dos supervisores educacionais no processo de formação dos alunos da Educação infantil, ressaltando para isso os interesses e necessidades pessoais, sociais e culturais destes alunos. Assim, realizamos um resgate histórico da Supervisão Educacional no Brasil, debatendo acerca da Supervisão Democrática na escola, atribuições do Supervisor Educacional, considerando a questão da Participação, na modalidade de ensino infantil. Este trabalho tem como objetivo geral analisar os critérios e valores que orientam a prática da Supervisão Escolar a partir de uma visão democrática e participativa. E tendo como objetivos específicos a) analisar de que forma o trabalho do Supervisor Escolar é visto pelos professores; b) verificar a ocorrência do trabalho coletivo, entre Supervisor, Gestor e Educadores; c) identificar de que forma a atuação do Supervisor Escolar contribui para o trabalho realizado nas creches. Com essa finalidade, utilizamos a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestrutura. Os sujeitos da pesquisa foram três professores de três creches pertencentes à rede municipal de ensino de Cabedelo-PB. Para análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo. Com aporte teórico utilizamos: Thomas Sergiovanni (1986), EdyPryzybylski (1990), Paulo Freire (1996), José Carlos Libâneo (2005), Dessen-Polonia (2007), Heloisa Luck (1981b; 2012a) e Jorge Hermida (2013) dentre outros autores que trabalham as linhas de estudo da Supervisão Educacional como prática mediadora da educação constituída de princípios democráticos e humanos. Nossos resultados e discussões nos trouxeram reflexões que correspondem aos nossos objetivos, revelaram que as expectativas dos professores ultrapassam as próprias funções do corpo docente ao ver na creche um possível caminho para que todos possam se libertar da submissão, compreender questões de democracia e despertar assim a autonomia. A atuação do supervisor escolar nestes espaços é primordial, pois o mesmo orienta o grupo de professores para desenvolverem os trabalhos pedagógicos, compartilhando ideias e experiências, desta forma o trabalho em equipe torna-se mais prazeroso e satisfatório. Consideramos que o objeto de estudo é relevante, pois visa contribuir com subsídios que norteiam a prática do pedagogo, quando se depara com a supervisão escolar e que as expectativas anteriormente formuladas ajudam a interferir, participar e responder as adversidades que os cercam o Supervisor Educacional.
Abstract: This work is the result of analyses and concerns about the educational supervision raised during the period in which I worked as a teacher in early childhood education in the municipality of Cabedelo-PB. Our debate is based on the participation of educational supervisors in the education process of early childhood education students, highlighting the personal, social and cultural interests and needs of these students. Thus, we conducted a historical rescue of educational supervision in Brazil, debating about the democratic supervision in the school, attributions of the educational Supervisor, considering the issue of participation in the modality of early childhood education. This work aims to analyze the criteria and values that guide the practice of school supervision from a democratic and participative view. And having as specific objectives to a) analyze how the work of the school Supervisor is seen by the teachers; b) Verify the occurrence of collective work, between Supervisor, manager and educators; c) To identify how the performance of the school Supervisor contributes to the work done in the daycare centers. For this purpose, we used the methodological approach of qualitative research, exploratory type, using as instrument of data collection The semi-structured interview. The study subjects were three teachers from three daycare centers belonging to the municipal school network of Cabedelo-PB. For data analysis, we used the content analysis technique. With theoretical input we used: Thomas Sergiovanni (1986), Edypryzybylski (1990), Paulo Freire (1996), José Carlos libtaneous (2005), Dessen-Polonia (2007), Heloisa Luck (1981b; 2012a) and Jorge Hermida (2013) Among other authors who work the lines of study of educational supervision as a mediating practice of education constituted of democratic and human principles. Our results and discussions have brought us reflections that correspond to our objectives, revealed that the teachers ' expectations go beyond the faculty's own functions by seeing in the nursery a possible way for everyone to be free from Submission, understanding issues of democracy and thus awakening autonomy. The performance of the school supervisor in these spaces is paramount, as it guides the group of teachers to develop pedagogical work, sharing ideas and experiences, thus teamwork becomes more pleasurable and satisfactory. We consider that the object of study is relevant, because it aims to contribute with subsidies that guide the practice of the pedagogue, when it is addressed to school supervision and that the expectations previously formulated help to interfere, participate and respond to the adversities surrounding the educational Supervisor.
Keywords: Supervisão educacional
Participação democrática
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14073
Issue Date: 7-Dec-2016
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