Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14082| Tipo: | TCC |
| Título: | Intervenção pedagógica sobre o lixo em escolas de ensino fundamental em Campina Grande |
| Autor(es): | Bezerra, Débora de Albuquerque |
| Primeiro Orientador: | Raposo, Roberto Wagner Cavalcanti |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa que procura contribuir para a reflexão sobre a educação ambiental nas escolas, visando conhecer a concepção dos alunos com relação a um tema tão importante O estudo foi desenvolvido por meio da abordagem qualitativa e descritiva para o qual foi realizado uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo através de questionários semi estruturados, com perguntas objetivas frente aos alunos de 4o e 5o ano de 4 entidades escolares de origem pública e privada, tendo como objetivo principal, apresentar experiências de instrumentalização da educação ambiental no contexto escolar nos anos iniciais do ensino fundamental em quatro escolas da rede de ensino do município de Campina Grande - PB, visando contribuir com a conscientização da coleta e reciclagem do lixo. Os resultados evidenciaram que os alunos compreendem muito sobre o tem, se mostram consciente quanto a produção e finalidade do lixo, trazem consigo uma educação ambiental preparada desde o ceio de sua família, agregando valores com o aprendizado na escola. Neste contexto se faz necessário que as escolas continuem a abordar o assunto mais afundo e que promova ações que envolvam os estudantes, mostrando a importância de cada um no combate a degradação do meio ambiente por meio da reciclagem do lixo. |
| Abstract: | The objective of this work is to present a research that seeks to contribute to the reflection on environmental education in schools, aiming to know the conception of the students in relation to such an important subject. The study was developed through the qualitative and descriptive approach for which it was carried out a bibliographical research and a field study through semi structured questionnaires, with objective questions regarding the 4th and 5th year students of 4 public and private school entities, with the main objective of presenting experiences of instrumentalization of environmental education in the school context in the initial years of elementary education in four schools in the city of Campina Grande - PB, aiming to contribute to the awareness of garbage collection and recycling. The results showed that the students understand a lot about the school, they are aware of the production and the purpose of the garbage, they bring with them an environmental education prepared from the back of their families, adding values to the learning in the school. In this context, it is necessary for schools to continue to address the deepest issue and to promote actions involving students, showing the importance of each in combating environmental degradation through the recycling of waste. |
| Palavras-chave: | Educação ambiental Escola Aluno |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14082 |
| Data do documento: | 6-Dez-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DAB05022019.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
