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metadata.dc.type: TCC
Title: Formação docente e o uso das TICs como recurso didático em sala de aula
metadata.dc.creator: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo refletir sobre a formação docente e o uso das Tecnologias da Informação Comunicação (TICs), como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. Apresenta as informações obtidas nesta pesquisa a respeito dos limites e das possibilidades do uso das tecnologias no ensino fundamental em uma instituição pública de ensino de uma escola estadual. A metodologia abordada se deu mediante a aplicação direta de um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas com 05 docentes de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Areia-PB. A pesquisa foi realizada com educadores do ensino fundamental I, e esta modalidade de ensino fora escolhida pelo fato de que na escola há vários computadores. No entanto, os docentes pouco fazem uso dos mesmos com alunos dessa fase escolar. Considerando os objetivos e analisando os resultados obtidos compreendemos que o uso das tecnologias se faz pouco presente nas salas de aula dos participantes e que no decorrer da pesquisa os envolvidos deixaram clara a importância da utilização das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem, estimulando as aulas tornando-as mais atrativas e situando o aluno na realidade tecnológica e globalizada em que vive. Entretanto, os docentes deixaram claro que mesmo sabendo da importância do uso das TICs em prol do ensino-aprendizagem muitos educadores ainda não se sentem preparados para fazerem uso dessas tecnologias em vias de contribuição para o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This is a qualitative research that aims to reflect on teacher education and the use of Information Technologies Communications (TICs) as a didactic tool in the teaching and learning process. As well as, it presents the information obtained in this research regarding the limits and possibilities of the use of technologies in elementary education in a public institution of Education of a State school. We have to analyze if and how teachers make use of computers in the classroom and what contributions to the process of teaching and learning of the students of a State School of Basic Education, located in Areia-PB. The research was carried out with educators of elementary school I, and this modality of teaching was chosen by the understanding of which school there are several computers, however, the teachers do little use of them with students of this school stage. Considering the objectives and analyzing the results obtained, we understand that the use of technologies is not present in the classrooms of the participants and that in the course of the research the participants made clear the importance of using the technologies for the teaching and learning process, stimulating the classes making them more attractive and situating the student in the technological and globalized reality in which he lives. However teachers have made it clear that even knowing the importance of the use of TICs for teaching learning many educators still do not feel prepared to make use of these technologies in favor of teaching learning.
Keywords: Ensino - aprendizagem
Formação docente
Tecnologias da Informação Comunicação (TICs)
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14086
Issue Date: 12-Dec-2018
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