Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14088| Tipo: | TCC |
| Título: | Concepções de leitura e escrita no ensino fundamental (ciclos de alfabetização): análise de práticas em uma escola pública do município de Sapé- PB |
| Autor(es): | Silva, Geyse Gomes da |
| Primeiro Orientador: | Silva, Gracileide Alves da |
| Resumo: | O presente trabalho, aborda a questão da aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua importância para o sucesso educacional dos(as) alunos(as) na continuidade de sua vida escolar. A trajetória vivenciada no curso de pedagogia e no estágio motivou-nos o interesse em estudar os processos que contribuem ou dificultam a leitura e escrita da criança. Daí partimos da seguinte problematização: o processo de aquisição da leitura e da escrita não é igual para todos(as) e tem se constituído sempre como um desafio para os professores e alunos em desenvolver com êxito essa aprendizagem, com isso, que fatores tem facilitado ou dificultado tal processo? De posse disso, elaboramos o objetivo geral que foi: analisar as práticas educativas de alfabetização levando em consideração o que facilita e o que dificulta no processo que leva a criança a ler e escrever. E como objetivos específicos: conhecer os fatores que dificultam para o processo de aquisição da leitura e escrita nas turmas de 1o, 2o e 3° ano do Ensino Fundamental; entender os processos que levam a aquisição da leitura e escrita; Par dar conta disso, optamos por uma metodologia de abordagem qualitativa, através da pesquisa bibliográfica e de campo, realizada numa escola pública do município de Sapé- PB com professoras do 1°, ao 3° ano do Ensino Fundamental, e utilizamos como instrumento para coletas de dados a observação e uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos dão conta de que a aprendizagem da leitura e escrita precisa da intervenção do professor para acontecer, visto que isso é uma tarefa da escola, com isso o professor precisa ter formação para reconhecer as dificuldades que os alunos enfrentam, pois a aprendizagem acontece de forma diferente para cada criança e o professor é o maior facilitador desse processo. |
| Abstract: | The present work deals with the issue of reading and writing and its importance in social life, since we know that they a allow us to have a broader knowledge capable of reflecting and creating ideas, in the face of this work arose from the need to analyze the processes that lead the child to read and write, whose problematization arose fron the following question: What variables hinder the process of acquisition of reading and writing? In this way the mentioned work has as general objective: analysts the educational practices of literacy taking into account the difficulties found for the process that leads the child to read and to write. It is by objectives: to know the factors that hinder the process of acquisition of reading and of 1°, 2° and 3° years of elementary scholl; Undertand the processes that lead to the acquisition of reading and writing; To study some authors that approach this theme and methodologies that facilitate the development of the student. The same presents a study about the process of reading and writing in the early years in the light the subject through a qualitative approach and a field research with teachers of the 1°, 2°and 3° year of elementary school in Sapé-PB, where it was used asan instrument of data collection observation and a semi structured interview, in order to understand how the process of acquisition of reading and write of the children of said institution. The result show that the learning of reading and writing needs the intervention of the teacher to happen, since this is a task of the school, with that the teacher needed to be qualified and have training to recognize the difficulties that the students face, since the learning happens differently for each child and the teacher is the greatest facilitator of this process. |
| Palavras-chave: | Leitura Escrita Alfabetização Professor - mediador |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14088 |
| Data do documento: | 14-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GGS25032019.pdf | 487,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
