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metadata.dc.type: TCC
Title: A inclusão de alunos com deficiência em sala de aula regular: um estudo realizado numa escola pública de Limoeiro – PE
metadata.dc.creator: Abreu, Adelazir Barbosa da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Maria do Carmo de Moura Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar as ações implementadas no âmbito das escolas municipais no que se refere à consolidação da inclusão dos alunos com deficiência em salas de aula regulares do Ensino Fundamental, considerando-se a qualidade do atendimento e a legislação vigente. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa e de cunho exploratório, utilizando-se questionários para coleta de informações. Os sujeitos da pesquisa foram 5 (cinco) profissionais: uma coordenadora pedagógica, a professora da sala de recursos e três professoras que lecionam em salas de aula regulares nas quais estão inclusos alunos com deficiência em uma Escola Municipal de Limoeiro – PE. Este trabalho propõe uma reflexão acerca da política de inclusão no que se refere ao acesso e à permanência de todos os alunos com deficiência nas salas de aula regulares. Parte-se da compreensão de que o desenvolvimento educacional desses alunos ocorre à medida que não são vistos apenas como um corpo ocupando um espaço na sala de aula, pois a inclusão não consiste apenas na permanência física desses alunos, mas tem o propósito de respeitar e valorizar as pessoas em suas potencialidades independentemente das diferenças que venham a apresentar. Assim, faz-se necessário que o poder público, a escola e os professores abram espaço para aquisição de conhecimentos específicos nessa área, pois a inclusão tornou-se um importante aspecto a ser considerado no planejamento educacional contemporâneo. Baseando-se na análise do andamento da efetivação da inclusão dos alunos com deficiência nas salas de aula regulares no município de Limoeiro-PE, pode-se identificar que tanto a acessibilidade estrutural, quanto a metodologia utilizada no cotidiano se põem como os principais desafios enfrentados, sendo necessários ajustes e adequações para a melhoria da condição desses estudantes, o que também requer um maior apoio e responsabilidade do poder público. Logo, a sociedade precisa desenvolver um novo olhar para esses alunos, focando nas suas potencialidades e não nas suas deficiências.
Abstract: This work of course completion has the general objective to analyze the actions implemented in the scope of municipal schools in the sense of consolidating the inclusion of students with disabilities in regular classrooms of Elementary School, considering the quality of care and current legislation. For this purpose, a qualitative and exploratory field survey was carried out, using questionnaires to collect information. The research subjects were 5 (five) professionals: a pedagogical coordinator, the resource room teacher and three teachers who teach in regular classrooms in which students with disabilities from a Municipal School of Limoeiro - PE are included. This paper proposes a reflection about the inclusion policy regarding the access and permanence of all students with disabilities in regular classrooms. It begins with the understanding that the educational development of these students occurs as they are not only seen as a body occupying a space in the classroom, since the inclusion is not only the physical permanence of these students, but is intended to respect and to value people in their own and potentialities regardless of the differences they may present. Thus, it is necessary that school and teachers open space for acquiring specific knowledge in this area, since inclusion has become an important aspect to be considered in contemporary educational planning. Based on the analysis of the progress of the inclusion of students with disabilities in regular classrooms in the municipality of Limoeiro-PE, it can be identified that both the structural accessibility and the methodology used in everyday life are the main challenges faced; and adjustments and adjustments are necessary to improve the condition of these students, which also requires greater support and accountability from the public authorities. Therefore, the society needs to develop a new way to look at these students, focusing not on their disabilities, but in their potentialities.
Keywords: Inclusão
Alunos com deficiência
Salas de aula regulares
Educação especial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14090
Issue Date: 13-Dec-2017
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