Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14091
Tipo: TCC
Título: A inclusão escolar de alunos dentro do espectro autista: possibilidades e limites da ação docente
Autor(es): Barros, Aline Sueli Soares da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Márcia Paiva de
Resumo: As Políticas Públicas para a Educação Inclusiva de alunos com deficiência e transtorno global do desenvolvimento no Brasil representam direcionamento de ações inclusivistas em prol desses alunos. Esta proposta de pesquisa veio através da percepção da falta de conhecimento que muitos educadores ainda têm sobre o Transtorno do Espectro Autista, o que advém consequências para a vida escolar dessas crianças com TEA. A pesquisa foi construída a partir de arquivos da internet, PDF’s e sites. Portanto, para implementar essa pesquisa bibliográfica priorizamos como objetivo geral: Contribuir para a reflexão dos professores e demais educadores acerca dos construtos sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista, visando obter estratégias para uma ação docente efetiva, que possibilite às crianças autistas o direito a uma educação inclusiva de qualidade. Como objetivos específicos, visamos: analisar as implicações da ação docente para a inclusão e desenvolvimento do aluno dentro do Espectro Autista; identificar os construtos teóricos sobre o TEA; refletir o papel da família de alunos autistas no processo de inclusão escolar. Analisamos dentro da perspectiva de cada um dos objetivos específicos os principais entraves e as possibilidades para que, de fato, exista uma execução de ações educativas efetivas para tais grupos de crianças. As políticas públicas para a inclusão foram aqui brevemente analisadas em diálogo com as especificidades de cada capítulo e em consonância com os teóricos da área. Como resultados apontamos a influência do papel dos docentes e da família para fazer frente aos desafios do desenvolvimento dos alunos com TEA, bem como, fazeres multidisciplinares para garantia da plena execução dessas ações, unida a mobilização de toda a escola e, como entraves, observamos como pontos em comum a formação docente inadequada, o bullying, a discriminação presente em sala de aula, a ineficiência de ações pedagógicas inadequadas, sem ações concretas no interior da instituição para que essa realidade seja superada.
Abstract: The public policies for inclusive education of students with disabilities and global developmental disorder in brazil represent the orientation of inclusive actions in favor of these students. However, we will not analyze the aforementioned public policies here, but the implications of these policies on the 'floor' of the school. This research proposal came through the perception of the lack of knowledge that many educators still have about autism spectrum disorder, which has consequences for the school life of these children with asd. Therefore, in order to implement this bibliographic research, we prioritize as a general objective: to contribute to the reflection of teachers and other educators about the constructs on TEA - Autism Spectrum Disorder, aiming to obtain strategies for an effective teaching action that allows autistic children the right to inclusive quality education. As specific objectives, we aim to: analyze the implications of the teaching action for the inclusion and development of the student within the Autistic Spectrum; identify the theoretical constructs on TEA; reflect the role of the family of autistic students in the process of school inclusion. We analyze within the perspective of each of the specific objectives the main obstacles and the possibilities for the effective implementation of educational actions for such groups of children. The public policies for inclusion were briefly analyzed here in dialogue with the specificities of each chapter and in agreement with the area theorists. As results, we point out the influence of the role of teachers and the family to face the challenges of the development of students with asd, as well as, multidisciplinary actions to guarantee the full implementation of these actions, together with the mobilization of the whole school and, as obstacles, we observe as common points to inadequate teacher training, bullying, discrimination in the classroom, inefficiency of inappropriate pedagogical actions, without concrete actions within the institution for this reality to be overco.
Palavras-chave: Educação especial
Transtorno do Espectro Autista
Educação inclusiva
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14091
Data do documento: 5-Nov-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASSSB04022019.pdf563,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons