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metadata.dc.type: TCC
Title: Tem homem na escola: professores na educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Jose Leandro Maciel da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Ana Paula Serafim Marques da
metadata.dc.description.resumo: Realizamos esta pesquisa com o objetivo principal de verificar a presença e como se dá a recepção de docentes masculinos na Educação Infantil, em escolas públicas do município de Coremas-PB. Para isso, foram coletados, por meio de entrevistas realizadas com estudantes, pais, gestores e professores, informações sobre o quantitativo de professores no quadro da educação municipal. No percurso deste trabalho, realizamos um levantamento histórico da educação infantil e da atuação masculina nesse âmbito, como também as leis que regem o Ensino Infantil. Procuramos compreender como gênero e o trabalho docente configura-se em suas trajetórias profissionais. Metodologicamente, empregamos a pesquisa quanti-qualitativa realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Desse modo, esse trabalho também apresenta uma função social, pois há poucas pesquisas que procuram mostrar o trabalho de docentes do sexo masculino nesse espaço. Foram utilizadas principalmente as considerações de Louro (1997, 2010, 2001), Forquin (1993), Fonseca (2002) entre outros. Constatamos ao longo da pesquisa que a docência nas séries iniciais do ensino fundamental é ocupada em sua grande maioria por mulheres, processo reconhecido por alguns estudiosos como feminização do magistério. Os resultados evidenciam como as relações de gênero e raça que permeiam a nossa sociedade transpõem os portões escolares e refletem no dia-a-dia dos educadores nas escolas, sendo, portanto, necessário que haja uma discursão acerca da presença masculina na educação infantil com vistas a quebrar esses tabus que ainda povoa na nossa sociedade, para que os professores e professoras que vivenciam a realidade da Educação Infantil atual possam superar e perceber que os preconceitos sofridos podem ser trazidos para discussão e problematização posterior. Portanto, é importante que essa realidade seja discutida na formação do professor, como também na sua carreira, e que ela possa se quebrar barreiras, estigmas e preconceitos, e mostre que tanto a presença masculina quanto a feminina são importantes no desenvolvimento da criança e esse convívio deve estar presente na vida escolar.
Abstract: We conducted this research with the main objective of verifying the presence and how the reception of male teachers in Early Childhood Education is given in public schools in the city of Coremas-PB. For this purpose, information on the quantitative of teachers within the framework of municipal education was collected through interviews with students, parents, managers and teachers. In the course of this work, we carry out a historical survey of the children's education and the male performance in this scope, as well as the laws that govern the Early Childhood Education. We try to understand how gender and the teaching work configures itself in its professional trajectories. Methodologically, we used the quantitative-qualitative research carried out through a bibliographical and field research. Thus, this work also has a social function, since there is little research that tries to show the work of male teachers in this space. We used mainly Louro (1997, 2010, 2001), Forquin (1993), Fonseca (2002) and others. We find throughout the research that teaching in the initial grades of elementary school is mostly occupied by women, a process recognized by some scholars as feminization of teaching. The results show how the gender and race relations that permeate our society transpose the school gates and reflect in the daily life of the educators in the schools, and it is therefore necessary to have a discourse about the male presence in early childhood education with views to break these taboos that still people in our society, so that the teachers who experience the reality of the current Infant Education can overcome and realize that the prejudices suffered can be brought to discussion and later problematization. Therefore, it is important that this reality be discussed in the teacher's training, as well as in his career, and that it can break down barriers, stigmas and prejudices, and show that both male and female presence are important in the development of the child and this should be present in school life.
Keywords: Docentes masculinos
Educação infantil
Desmasculinização do magistério
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14093
Issue Date: 12-Jun-2018
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