Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14096| Tipo: | TCC |
| Título: | As contribuições da música na educação infantil |
| Autor(es): | Santana, Maria de Fatima de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e |
| Resumo: | Esta pesquisa apresenta o trabalho em sala de aula com música na interação no processo de ensino-aprendizagem. Visa analisar o papel da música na Educação Infantil, a aplicabilidade de atividades interativas, lúdicas e musicadas, assim como seus benefícios no desenvolvimento do indivíduo como interação e autoestima. A música, musicalidade e musicalização abrangem aspectos importantes com objetivos educacionais, e é uma ferramenta que auxilia o educador a cumprir bem o seu papel, visto que educar exige alegria, emoção, comprometimento, além de trazer experiências que enriquecem a relação entre as pessoas. Ao atender diferentes aspectos do desenvolvimento humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, a música pode ser entendida como uma ponte facilitadora do processo educacional. Diante dessa concepção, objetivou-se discutir a importância da música e da musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento de inteligência e a integração do ser. Dentro da metodologia, optou-se por uma pesquisa empírica, de cunho qualitativo, onde se utilizou uma pesquisa semi-estruturada com o propósito de obter informações sobre o trabalho com a música na educação infantil, bem como conhecer a percepção dos sujeitos em relação a isto. Por meio da atividade foi possível entender como se dá a prática da música dentro da prática pedagógica na educação infantil, a importância dada à ela na educação infantil, bem como os desafios vivenciados pelo professores. É muito amplo esse campo de estudo e nunca se esgotará a necessidade de mais análises. Com isso, fica aberta a possibilidade de uma nova janela, dando continuidade aos trabalhos. Sabemos, portanto que até o momento o que foi exposto é o que se pôde considerar em relação ao tema em questão para a realidade dos (das) professores (as) analisados (as) para fundamentar o presente trabalho. E notadamente o presente trabalho se configura como suporte à professores, acadêmicos, ao público em geral, especialmente da área educacional e instigue mais pesquisas. |
| Abstract: | This research presents the work in the classroom with music in interaction in the teaching-learning process. It aims to analyze the role of music in Early Childhood Education, the applicability of interactive, playful and music activities, as well as its benefits in the individual's development as interaction and self-esteem. Music, musicality and musicalization cover important aspects for educational purposes, and it is a tool that assists the educator to fulfill his role well, since education requires joy, emotion, commitment, and bring experiences that enrich the relationship between people. By addressing different aspects of human development: physical, mental, social, emotional and spiritual, music can be understood as a bridge that facilitates the educational process. In view of this conception, the objective was to discuss the importance of music and musicalization as contributing elements for the development of intelligence and the integration of being. Within the methodology, we opted for an empirical research, of a qualitative nature, where semi-structured research was used to obtain information about work with music in early childhood education, as well as to know the subjects' perception of this. Through the activity it was possible to understand how the practice of music within the pedagogical practice in children's education, the importance given to it in children's education, as well as the challenges experienced by teachers. This field of study is very broad and the need for further analysis will never be exhausted. With this, the possibility of a new window is opened, giving continuity to the works. We know, therefore, that what has been exposed up to now is what could be considered in relation to the subject in question for the reality of the teachers analyzed in order to substantiate the present work. And notably the present work is configured to support teachers, academics, the general public, especially the educational area and instigate further research. |
| Palavras-chave: | Música - ensino Música - educação Educação infantil Lúdico - música |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14096 |
| Data do documento: | 27-Jul-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MFS07022019.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
