Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14099
Tipo: TCC
Título: A importância do lúdico na educação infantil: um estudo de caso em uma creche pública
Autor(es): Andrade, Luzia Rodrigues de
Primeiro Orientador: Santos, Tatiana de Medeiros
Resumo: Este trabalho buscou estudar a importância do lúdico na educação infantil, bem como uma breve história da educação infantil no Brasil e no mundo, citando a evolução que a educação teve com o passa dos tempos, os programas educacional que foram criados para melhora o sistema da educação. Abordando como recurso pedagógico o lúdico e o brincar como ferramenta que facilita o aprendizado da criança ajudando no processo de desenvolvimento, a importância do adulto ser o medicador e a participação da família a onde a criança está na fase de movimento, observando tudo ao seu redor. Os objetivos utilizado neste trabalho foram analisar a importância do lúdico na educação infantil com as práticas de desenvolvimento. Os objetivos específicos foram: Evidenciar o brincar no desenvolvimento infantil; Discutir a utilização de atividades lúdicas no contexto educacional. Investigar como as práticas lúdicas no cotidiano escolar pode desenvolver o aprendizado da criança. Como recurso metodológico foi utilizado a pesquisa científica, é preciso compreender melhor uma situação ou um problema, é preciso descrever características e conhecer melhor como as coisas funcionam, neste trabalho foi realizado uma pesquisa exploratória, que ao mesmo tempo que foi realizada uma pesquisa bibliográfica, também foi realizado um estudo de campo. A coleta de dados na referida escola deu-se através da entrevista com a professora e observação da mesma. A problemática desta pesquisa está centrada nas atividades lúdicas que auxiliar os alunos da educação infantil no processo de aprendizagem. O referencial teórico explicita o surgimento das primeiras creches e uma breve história do brincar e cuidar. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso. Para tanto, usei os autores tais como: Santos (2012), Kishimoto (2010), Navarro (2009), Brennand (2009). Foi possível concluir que a utilização das atividades lúdicas na educação infantil contribui no envolvimento na socialização e participação da criança no ambiente escolar.
Abstract: This work sought to study the importance of play in early childhood education, as well as a brief history of early childhood education in Brazil and in the world, citing the evolution of education over time, the educational programs that were created to improve the education. Approaching as a pedagogical resource the playful and play as a tool that facilitates the child's learning helping in the development process, the importance of the adult being the medicator and the participation of the family where the child is in the phase of movement observing everything around him . The objectives used in this study were to analyze the importance of the playful in early childhood education with development practices. The specific objectives were: To demonstrate play in children's development; To discuss the use of play activities in the educational context. Investigate how playful practices in school everyday can develop the child's learning. As a methodological resource was used scientific research, it is necessary to better understand a situation or a problem, it is necessary to describe characteristics and to know better how things work, in this work was carried out an exploratory research, that at the same time that a bibliographic research was carried out, a field study was also carried out. The collection of data in said school occurred through the interview with the teacher and observation of the same. The problematic of this research is centered in the ludic activities that assist the children's education students in the learning process. The theoretical framework explains the emergence of the first kindergartens and a brief history of play and caring. This research is characterized as a case study. For that, I used the authors such as: Santos (2012), Kishimoto (2010), Navarro (2009), Brennand (2009). It was possible to conclude that the use of play activities in children's education contributes to the involvement in the socialization and participation of the child in the school environment.
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico
Criança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14099
Data do documento: 7-Fev-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRA07022019.pdf433,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons