Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14100| Tipo: | TCC |
| Título: | Desenvolvimento de linguagens na educação infantil |
| Autor(es): | Brito, Márcia Regina Araújo |
| Primeiro Orientador: | Silva, Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições das linguagens para a formação dos alunos na educação infantil, além de perceber a importância da criação do hábito de ler e escrever a partir do início escolar. Buscamos ainda compreender o papel das linguagens em significativos momentos, além de perceber as possibilidades da criança, na educação infantil, iniciar sua trajetória na aprendizagem como leitor e escritor em potencial, levando-se em consideração que ela desenvolve esta aprendizagem através do contato com adultos, inclusive. Sendo assim, há necessidade, por parte da escola e da família, de uma maior conscientização além do incentivo para que elas desenvolvam as linguagens de modo significativo. Considerando as linguagens como ferramentas relevantes, logo essenciais, no processo de ensino/aprendizagem, focalizamos estes como instrumentos primordiais para desenvolver um bom trabalho na educação infantil. A partir de referenciais teóricos significativos, buscamos diversos textos que proporcionaram melhor compreensão da importância de introduzir as linguagens na educação infantil, bem como novas formas para que o educador tenha subsídios capazes de proporcionar o seu aprendizado e posteriores ensinamentos aos educandos. |
| Abstract: | The aim of this work is to analyze the contributions of languages to the training of students in early childhood education, in addition to realizing the importance of creating the habit of reading and writing from the beginning of school. We also sought to understand the role of languages in significant moments, as well as to understand the possibilities of the child in early childhood education, to begin their trajectory in learning as a potential reader and writer, taking into consideration that it develops this learning through contact with adults, including. Therefore, there is a need on the part of the school and the family for a greater awareness besides the incentive for them to develop languages in a meaningful way. Considering the languages as relevant tools, essential in the teaching / learning process, we focus on these as primordial tools to develop a good work in early childhood education. Based on significant theoretical references, we have searched for several texts that have provided a better understanding of the importance of introducing languages in early childhood education, as well as new ways for the educator to have subsidies capable of providing his / her learning and subsequent teaching to learners. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Leitura Escrita |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14100 |
| Data do documento: | 24-Jul-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MRAB07022019.pdf | 877,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
