Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14100
metadata.dc.type: TCC
Title: Desenvolvimento de linguagens na educação infantil
metadata.dc.creator: Brito, Márcia Regina Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições das linguagens para a formação dos alunos na educação infantil, além de perceber a importância da criação do hábito de ler e escrever a partir do início escolar. Buscamos ainda compreender o papel das linguagens em significativos momentos, além de perceber as possibilidades da criança, na educação infantil, iniciar sua trajetória na aprendizagem como leitor e escritor em potencial, levando-se em consideração que ela desenvolve esta aprendizagem através do contato com adultos, inclusive. Sendo assim, há necessidade, por parte da escola e da família, de uma maior conscientização além do incentivo para que elas desenvolvam as linguagens de modo significativo. Considerando as linguagens como ferramentas relevantes, logo essenciais, no processo de ensino/aprendizagem, focalizamos estes como instrumentos primordiais para desenvolver um bom trabalho na educação infantil. A partir de referenciais teóricos significativos, buscamos diversos textos que proporcionaram melhor compreensão da importância de introduzir as linguagens na educação infantil, bem como novas formas para que o educador tenha subsídios capazes de proporcionar o seu aprendizado e posteriores ensinamentos aos educandos.
Abstract: The aim of this work is to analyze the contributions of languages to the training of students in early childhood education, in addition to realizing the importance of creating the habit of reading and writing from the beginning of school. We also sought to understand the role of languages in significant moments, as well as to understand the possibilities of the child in early childhood education, to begin their trajectory in learning as a potential reader and writer, taking into consideration that it develops this learning through contact with adults, including. Therefore, there is a need on the part of the school and the family for a greater awareness besides the incentive for them to develop languages in a meaningful way. Considering the languages as relevant tools, essential in the teaching / learning process, we focus on these as primordial tools to develop a good work in early childhood education. Based on significant theoretical references, we have searched for several texts that have provided a better understanding of the importance of introducing languages in early childhood education, as well as new ways for the educator to have subsidies capable of providing his / her learning and subsequent teaching to learners.
Keywords: Educação infantil
Leitura
Escrita
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14100
Issue Date: 24-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRAB07022019.pdf877,28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons