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metadata.dc.type: TCC
Title: Infância e redes sociais
metadata.dc.creator: Mendes, Marcos Antonio da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Stella Maria Lima Gaspar de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa analisar as dificuldades e os riscos aos quais nossas crianças estão expostas, no tocante ao uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) de forma exagerada, sem o devido controle por parte dos seus responsáveis. Temos como objetivos específicos investigar as situações favoráveis e desfavoráveis das TIC’s para as crianças, identificar o momento em que as TIC’s passam a ser um risco para as crianças e o seu desenvolvimento e apontar possíveis estratégias que possam ajudar os responsáveis pelas crianças a resolver problemas causados pelo uso excessivo das TIC’s. A pesquisa foi realizada em duas escolas, uma municipal e a outra estadual, ambas localizadas na cidade de João Pessoa. Utilizamos um questionário com seis questões abertas sobre o uso das tecnologias no cotidiano da escola, da família e no processo de aprendizagem. Recolhemos depoimentos de dez professores de crianças entre 10 e 12 anos de idade. Com base nas respostas fornecidas pelos professores, concluímos que as TIC’s têm um papel importante no que diz respeito à aprendizagem, embora a escola enfrente muitos obstáculos para proporcionar aos seus alunos um ensino inserido nessas novidades tecnológicas. Se a escola puder dispor de condições adequadas para aproveitar da melhor maneira possível as TIC’s, no momento certo, certamente poderá proporcionar harmonia e compromisso com relação ao uso apropriado dos aparelhos e sem prejuízo das partes, tanto para quem está aprendendo como para quem coordena o aprendizado. Para tanto, é necessário que a escola e a família trabalhem juntos para orientar, supervisionar e assim, poder proteger as crianças dos perigos que geralmente atingem os pequenos justamente pela anuência e a falta de comprometimento dos seus responsáveis.
Abstract: This work aims to analyse the difficulties and risks to which our children are exposed, concerning the excessive use of the TIC’s (Comunication and information technologies), without the proper controle by those who are responsable for their well-being. As especific objectives we aim to investigate the favorable and unfavorable situations of the TIC’s to children, identify the moment when the TIC’s start to represent a risk to children and their development and finally point out possible strategies that can help family and school to solve problems caused by the exagerated use of the TIC’s. The research has been carried out in two public schools, a state and a municipal one, but both are located in João Pessoa city. We have applied a questionary which contains six subjective questions about the use of the technologies in school and family environment, concerning the learning process. We have collected reports of ten teachers who work with children who are between 10 and 12 years old. Based on the answers provided by the teachers, we have come to the conclusion that the TIC’s play an important role in relation to learning, although many schools face a lot of obstacles to provide a kind of learning that involves technology. If schools can have suitable conditions to make the best of the TIC’s at the right place and time, certainly they will be able to provide harmony and commitment concerning the proper use of the devices, without damage for those who are learning neither for those who are coordenating the learning process. Thus, school and family need to work together to supervise, to assist and protect children from the dangers that usually affect them, due to the permission and lack of comitment of those who are responsible for them.
Keywords: Escola
Infância
Família - escola
Redes sociais
Tecnologias da Informação e Comunicação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14102
Issue Date: 7-Feb-2019
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