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metadata.dc.type: Tese
Title: Experiências das mulheres-mães de pessoas com deficiência: da (in)visibilidade à participação social
metadata.dc.creator: Soares , Alessandra Miranda Mendes
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho , Maria Eulina Pessoa de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: López , Alejandra Montané
metadata.dc.description.resumo: Estatese de doutorado, fundamentada nos Estudos Culturais, especificamente nas vertentes que se aproximam dos movimentos da pessoa com deficiência e feministas, tem por objeto o empoderamento de mães de pessoas com deficiência. O levantamento bibliográfico sobre gênero e empoderamento de mães de pessoas com deficiência revelou a insuficiência de pesquisas sobre o tema no Brasil e, consequentemente, a (in)visibilidade social desse grupo. A pesquisa empírica, desenvolvida com base na teoria fundamentada (grounded theory), objetivou analisar as contribuições do Projeto de Extensão Pró-Mãesna vida das participantes – mulheresmães de pessoas com deficiência. O referido projeto, do qual participaram vinte mães, foi desenhado para fins de pesquisa desta tese e desenvolveu-se ao longo do ano de 2015. Consistiu em desenvolver um processo formativo, com o intuito de catalisar processos de empoderamento frente às adversidades vivenciadas nos diferentes contextos sociais por essas mulheres, propiciando a ressignificação de suas experiências eo exercício do empoderamento tanto em benefício próprio quanto de seus filhos/as. Uma pesquisa participante foi realizada a partir das seguintes questões norteadoras: quais as contribuições do Projeto de Extensão Pró-Mães na vida das participantes? O que mudou em suas vidas com a participação no projeto de extensão? Essas questões se entrelaçam aos eixos de análise emergentes dos dados coletados, conforme sugere a teoria fundamentada, quais sejam: relações de gênero e cuidado, identidade materna e filho/a com deficiência, aprendizagens e empoderamento. Os achados da investigação indicam que: (a) os encontros sistemáticos com as mães de pessoas com deficiência são fundamentais para que elas possam aprender novos conceitos e perspectivas, compartilhar experiências comuns, sentir-se acolhidas no grupo, construir suas identidades individuais e coletivas; (b) evidenciase a relação entre o fortalecimento de sua identidade de mulher-mãe e o empoderamento para solucionar questões emergentes em seu dia a dia, assim como para atuar de forma organizada nos espaços públicos, a fim de promover e defender seus direitos como mulheres e mães e os direitos de seus filhos/as. O projeto foi relevante na medida em que evidenciou que as mulheresmães podem transitar do isolamento à participação social, sempre que lhes forem oferecidas oportunidades de acesso ao conhecimento. Finalmente, deixou claro que é sobremaneira importante que as mulheres-mães se apropriem dessas informaçõese passem a disseminá-las, o quepoderá beneficiar também outras mulheres-mães de pessoas com deficiência.Por issohá a necessidade de estudos sobre a temática e a criação e implementação de programas que possibilitem a visibilidade e participação desse grupo social. Nesse sentido, esta tese descreve e analisa a implementação de um programa, sendo esta sua principal contribuição.
Abstract: This doctoral thesis, based on critical approaches to feminist and disability movements within the area of Cultural Studies, focuses on the empowerment of mothers of people with disabilities.The bibliographic survey on gender and empowerment of mothers of people with disabilities revealed an insufficient amount of research on the subject in Brazil and, consequently, the social invisibility of this group. An empirical study, based on grounded theory,aimed at assessing the contributions of Pro-Mothers Extension Project (Projeto de Extensão Pró-Mães) in the lives of participants – twenty women-mothers of people with disabilities. The project was designed for this thesis’s research purposes and carried out throughout the year 2015. The goal was to offer a formative process in order to catalyze the development of empowerment processes to counteract the adversities experienced by these women in different social contexts, allowing for the resignification of their experiences as women-mothers of people with disabilities, and for the exercise of empowerment both for their own benefit and for their children. A participant research was carried out based on the following guiding questions: What are the contributions of the Pro-Mothers Extension Project in the participants' lives? In what ways have their lives changed with their participation in the extension project? These questions intertwine with the emerging axes of analysis of the collected data, as suggested by grounded theory, namely, gender relations and care, maternal identity and child with disability, learning and empowerment. Research findings indicate that: (a) systematic encounters with mothers of people with disabilities were critical for them to learn new concepts and perspectives, to share common experiences, to feel welcomed in the group, to build their individual and collective identities; (b) arelationship was evident between the strengthening of their female-mother identity and their empowerment to solve issues in day-today life, as well as to act collectively in political and social spaces, in order to promote and defend their rights as mothers and the rights of their children. This experience was relevant in that it showed that those mothers could move from isolation to social participation whenever they had opportunitiesto access knowledge. Lastly, the project made it clear that it is very important for women-mothers to take ownership of information and disseminate it, thus benefiting other women-mothers of people with disabilities. Hence the need for studies on the subject and the creation and implementation of programs to enable the visibility and participation of this social group. In this regard, this thesis describes and analyses the implementation of such a program, which is, in turn, its main contribution.
Esta investigaciónde doctorado se fundamenta en los Estudios Culturales específicamente en las vertientes que se refiere a personas con discapacid y feministas que tiene por objeto el empoderamiento de madres de personas con discapacidad. La búsqueda bibliográfica sobre género y empoderamiento de madres de personas con discapacidad reveló la insufici.encia de investigaciones sobre el tema en Brasil y consiguientemente la invisibilidad social de este grupo. La investigación empírica desarrollada en base de la teoria fundamentada (grounded theory), tuvo por objetivo analisar las contribuciones del Projeto de Extensión Pró-Madres en la vida de las participantes –– mujeres-madres de personas con discapacidad. El proyecto en el que veinte madres participaron, fue diseñado con fines de investigación de esta tesis y se desarrolló a lo largo del año de 2015. La idea consistió en elaborar un proceso formativo con el propósito de ser un agente catalizador para el desarrollo de procesos de empoderamiento frente a las adversidades vividas por esas mujeres en los diferentes contextos sociales. De esta forma, ellas pueden dar sentido a sus experiencias como mujeres-madres de personas con discapacidad y ejercer el empoderamiento tanto para su beneficio propio como para el de sus hijos/as. Esa investigación participante fue realizada a partir de las siguientes cuestiones orientadoras: ¿cuáles son las contribuciones del Proyecto de Extensión Pro-Madres en la vida de las participantes? ¿Qué ha cambiado en sus vidas con la participación en el proyecto de extensión? Estas cuestiones se relacionan a los ejes de análisis emergentes de los datos recogidos, según sugiere la teoría fundamentada, a saber: relaciones de género y cuidado, identidad materna e hijo/a con discapacidad, aprendizajes y empoderamiento. Las informaciones logradas en la investigación indican que: (a) los encuentros sistemáticos con las madres de personas con discapacidad son fundamentales para que puedan aprender nuevos conceptos y perspectivas, compartir experiencias comunes, sentirse bienvenidas en el grupo, construir sus identidades individuales y las identidades colectivas; (b) se evidencia la relación entre el fortalecimiento de su identidad de mujer-madre y el empoderamiento para solucionar cuestiones emergentes en su jornada, como también para actuar de manera ordenada en los espacios políticos y sociales, para promover y defender sus derechos como madres y los derechos de sus hijos/as. Esta experiencia fue fundamental mediante a la evidencia que las madres pueden transitar desde el aislamiento a la participación social, siempre que les sean ofrecidas oportunidades de acceso al conocimiento. Por fin, el proyecto dejó claro que es sobre todo importante que las mujeresmadres se apropien de esas informaciones y pasen a difundirlas, beneficiando también a otras mujeres-madres de personas con discapacidad. De esta manera, se identifica la necesidad de estudios sobre el tema y la creación e implementación de programas que permitan la visibilidad y participación de ese grupo social. Seguidamente, la tésis describe y analisa la implementación de un programa que desempeña el rol principal de contribuición.
Keywords: Mães de pessoas com deficiência
Gênero
(In)visibilidade
Aprendizagens
Empoderamento
Mothers of people with disabilities
(In)visibility
Gender
Learning
Empowerment
Madres de personas con discapacidad
(In)visibilidad
Aprendizaje
Empoderamiento
Direitos - Mães
Pessoas com deficiência - Cuidadores
ProgeSUS pro-mães
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14113
Issue Date: 21-Sep-2018
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