Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14148
metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão educacional: construindo parâmetros na prática participativa da gestão escolar da E. E. E. F. José Vieira
metadata.dc.creator: Silva, Adeilton Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
metadata.dc.description.resumo: A presente temática se configura no aspecto do avanço das políticas educacionais e suas conexões com o tema da gestão participativa e democrática. Para tanto, a nossa inquietação discorre sobre analisar os Parâmetros da Gestão Escolar e como se relacionam e podem contribuir para uma Gestão Democrática e participativa na gestão escolar da E E. E. E. F. José Vieira. Os nossos objetivos específicos consistem em: Entender como ocorrem às relações na Gestão Educacional da Escola E.E.E.F. José Vieira; Reconhecer quais são os elementos da Educação; Identificar os princípios da Gestão Escolar em consonância com a prática participativa; E, por fim, especificar o papel do Gestor Escolar, o perfil e suas competências. A metodologia consiste na pesquisa qualitativa e de campo. Para tanto, utilizamos recortes das experiências dos estágios e questionário aplicado com a gestora e parte da comunidade escolar. Os resultados confirmam a nossa hipótese que a Gestão feita com gestores que desenvolvem parâmetros para uma prática participativa na Gestão Escolar condiz com o que preconiza os marcos legais e os co-sujeitos partícipes que a mesma se insere em uma gestão democrática.
Abstract: The present theme is configured in the aspect of the advance of policies educational and their connections with the theme of participative and democratic management. Therefore, our concern is about analyzing the Parameters of School Management and how they relate and can contribute to a democratic and participatory management in the school management of the E E. E. F. José Vieira. Our specific objectives are to: Understand how the relations in the Educational Management of E.E.E.E. José Vieira; Recognize the elements of Education; Identify the principles of School Management in line with participatory practice; And, finally, specify the role of the School Manager, the profile and their competencies. The methodology consists of qualitative and field research. To do so, we used the experiences of the internships and questionnaire applied with the manager and part of the school community. The results confirm our hypothesis that the Management made with managers who develop parameters for a participatory practice in School Management is in line with what the legal frameworks and the co-participants indicate that it is part of a democratic management.
Keywords: Gestão democrática
Gestão escolar
Projeto Político Pedagógico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14148
Issue Date: 5-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASS20112018.pdf972,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons