Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Elainy Lourenço Claudino-
dc.date.accessioned2019-05-03T14:06:25Z-
dc.date.available2018-11-28-
dc.date.available2019-05-03T14:06:25Z-
dc.date.issued2018-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14149-
dc.description.abstractThis essay intends to provide a discussion about the comprehension of care and education inseparability ́s, based on the practices developed in a Child Education Institution, a local space aimed to children from 6 months to 4 years old. The essay‘s reflections were performed by observation experiences in a nursery room with infants from six months to a year and a half old. The period ́s observation was approximately four months, once a week for four hours. This essay had introduced a brief contextualization of the baby ́s construction as subject. Then, it did a brief survey of Early Childhood Education and, finally, reflected about the binomial care/education, using these theorists: Cerisara (1999); Bolsanello (2002); Vitta (2004); Secchi (2007); Becker et. al (2013), among others. At the end of this essay, we had reflected about the moments of care and education. However, we had realized that there was still a dichotomy in these practices on the part of educators. The moments of care and education had become limited by the restriction to the room space, the organization of time and toys.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-03T14:06:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ELCD28112018.pdf: 712496 bytes, checksum: 6fa8b40b4b4cb261bab77f36b830fb77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-03T14:06:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ELCD28112018.pdf: 712496 bytes, checksum: 6fa8b40b4b4cb261bab77f36b830fb77 (MD5) Previous issue date: 2018-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBerçário - educação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA indissociabilidade entre cuidar e educar nos espaços do berçáriopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende propiciar uma discussão sobre a compreensão da indissociabilidade entre o cuidar e educar, a partir das práticas desenvolvidas em uma Instituição de Educação Infantil, um espaço voltado para o público de 6 meses a 4 anos. As reflexões foram realizadas por meio da observação das vivências em uma sala de berçário com bebês de seis meses a um ano e meio. O período de observação foi de aproximadamente um quadrimestre, uma vez por semana com duração de quatro horas cada. O trabalho traz estudos da área, apresentando uma breve contextualização da construção do bebê enquanto sujeito. Posteriormente, faz um breve levantamento da Educação Infantil e por fim, reflete sobre o binômio cuidar/educar a partir de teóricos, como: Cerisara (1999); Bolsanello (2002); Vitta (2004); Secchi (2007); Becker et. al (2013), entre outros. Com a investigação realizada, se consegue enxergar momentos de cuidado e educação. Entretanto, ainda há uma dicotomia nessas práticas por parte das educadoras. Os momentos de cuidado e educação se tornam limitados devido à restrição do espaço e dos brinquedos, bem como, da organização do tempopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELCD28112018.pdf695,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons