Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ana Paula Pereira dos-
dc.date.accessioned2019-05-06T10:19:41Z-
dc.date.available2018-11-14-
dc.date.available2019-05-06T10:19:41Z-
dc.date.issued2018-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14155-
dc.description.abstractThe reading of stories is fundamental in the building and development of kids, being part of the goal in the whole process of kids education. The act of tell stories in a group it’s of great importance and assistance in the deve lopment of kids emocional and cognitive skills, including kids with disabilities. Seeking by means to allow the participation of deaf child in the work with children’s literature, in this work we primarily established as main goal the investigatin of how the inclusion of deaf child occurs during the presentation of the story to the group. To make this range we did a qualitative approach with an exploratory character, in that way was passible to realize that the process of experiences, especially, an environment who provides deaf literature, where the stories are told by sign language, valving culture and identity of deaf people.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-06T10:19:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APPS14112018.pdf: 619372 bytes, checksum: 6b2e0b34550013c80a1af6e05bb6de2b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-06T10:19:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APPS14112018.pdf: 619372 bytes, checksum: 6b2e0b34550013c80a1af6e05bb6de2b (MD5) Previous issue date: 2018-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectContação de histórias - criançaspt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleA literatura infantil para surdos: uma análise acerca da contação de históriaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Marie Gorett Dantas de A. e M.-
dc.description.resumoA leitura de histórias é fundamental para a construção do conhecimento e desenvolvimento das crianças, fazendo parte dos objetivos para toda a Educação Infantil. A roda da história ou sua contação é momento importante e de grande auxílio no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, inclusive da criança com deficiência. Buscando meios de permitir a participação da criança surda no trabalho com a literatura infantil, é que neste trabalho estabeleceu-se por objetivo principal investigar como ocorre a inclusão da criança surda no momento de contação de histórias. Para viabilizar seu alcance foi considerado pertinente o desenvolvimento de estudo por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, através de estudos bibliográfico e de campo. Desse modo, foi possível perceber que contar histórias para crianças surdas envolve um aprendizado rico de experiências, sobretudo, ao favorecer um ambiente que disponibilize a literatura surda, em que as histórias são contadas por meio da língua de sinais, valorizando a cultura e identidade do povo surdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APPS14112018.pdf604,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons