Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14158
metadata.dc.type: TCC
Title: A criatividade no ensino-aprendizagem da educação de jovens e adultos: registro de uma experiência no Projeto PET/conexões de saberes
metadata.dc.creator: Lacet, Dayana Fernandes da Cruz Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Calaça, Suelídia Maria
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso surgiu do interesse pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) e foi estimulado pela preocupação vivenciada nas turmas de alfabetização dentro de uma escola pública, a partir das experiências obtidas no Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexões de Saberes, ao perceber que alguns alunos apresentavam uma grande dificuldade de leitura, escrita e diálogo. Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal compreender a importância da criatividade no planejamento das aulas de Educação de Jovens e Adultos - EJA, atribuindo a perspectiva da educação popular como alternativa para a sala de aula a partir das experiências (reflexão) do PET/Conexões de Saberes no projeto “Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade: Diálogos Universidade– Comunidade”. Buscando atingir o objetivo geral, tivemos como objetivos específicos: discutir o conceito de Criatividade para perceber sua importância na Educação de Jovens e Adultos, dialogar sobre a educação popular e suas alternativas para a EJA, refletir sobre as experiências no Projeto PET/Conexões de Saberes, identificando a Educação Popular como alternativa viável na Educação de Jovens e Adultos. O estudo se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, o que nos permitiu aprofundar a discussão a respeito da temática, possibilitando a compreensão da natureza desse trabalho docente e seu desenvolvimento na modalidade de educação de jovens e adultos. Para tanto, apresentamos as perspectivas de Estrada (1992), Rosas (2008), Kneller (1978), Nicolau (1994), Almeida (2004) Severo (2016) e Freire (2014), entre outros, e um relato de experiência vivenciado no projeto de alfabetização que foi realizado em uma escola da rede municipal de ensino na educação de jovens e adultos pelo programa de educação tutorial Pet/Conexões De Saberes.
Abstract: This undergraduate thesis emerged from the interest of youth and adult education (EJA) and it was stimulated by the experiences lived in a classroom of a public school, through the program Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexões de Saberes, noticing that some students had serious problems regarding their reading, writing and dialogue. Therefore, the main objective of the present work was to understand the importance of creativity in planning classes for young and adult education (EJA), assigning the perspective of popular education as an alternative to the classroom based on experiences (reflection) of the program Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexões de Saberes in the project "Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade: Diálogos Universidade–Comunidade". In order to achieve the general objective, we had specific objectives: discuss the concept of Creativity in order to understand its importance in the education of young and adults, to talk about popular education and its alternatives to the EJA, to reflect on the experiences in the project Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexões de Saberes, identifying the popular education as a viable alternative in the education of young and adults. The study was carried out through a bibliographical research, which allowed us to deepen the discussion about the subject, making possible the understanding of the nature of this teaching work and its development in the modality of youth and adult education. We presented the perspectives of Estrada (1992), Rosas (2008), Kneller (1978), Nicolau (1994), Almeida (2004) Severo (2016) and Freire (2014), among others, and an experience report in the literacy project that was carried out in a municipal school regarding the education of youths and adults by the project Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexões de Saberes.
Keywords: Planejamento educacional
Educação de jovens e adultos
Criatividade
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14158
Issue Date: 5-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DFCRL30112018.pdf507,9 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons