Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Auristela Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2016-10-11T11:56:14Z-
dc.date.available2016-10-11T11:56:14Z-
dc.date.issued2016-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1415-
dc.descriptionO presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre a história e as memórias do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (1967- 1985), experiência educacional proposta e desenvolvida no contexto da Ditadura Civil-Militar (1964- 1985), buscando reconstruir esse acontecimento, avivando suas memórias e livrando-o do esquecimento. Nessa perspectiva, tomamos o Documento Básico do MOBRAL como referência documental, compreendendo a necessidade de articulá-lo com as memórias individuais e coletivas dos participantes, com a história escrita e o com contexto histórico em que se desenvolveu. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que proporcionou um diálogo híbrido entre fontes documentais e bibliográficas, tendo como foco a história e as memórias do Movimento. A metodologia possibilitou um confronto entre essas fontes, promovendo uma discussão reflexiva sobre a política educacional que orientou a educação de adultos no período, sua proposta legal e pedagógica. Dentre os autores estudados, podemos mencionar: Bosi (1994), Le Goff (1993), Germano (2011), Januzzi (1987), Halbwachs (2006), Bom Meihy (1996a, 1996b), Burke (1992), Pollak (1989); e os documentos: a Lei 5.379/67, o Documento Básico – MOBRAL (1973), além dos depoimentos dos ex-participantes. Vale ressaltar, que o Movimento foi de alcance nacional, e que suas práticas educacionais estavam de acordo com o regime antidemocrático e autoritário vivenciado pela sociedade brasileira no período. Embora o MOBRAL tenha utilizado as técnicas de alfabetização do educador Paulo Freire, a ideologia veiculada pelo Movimento e a prática pedagógica não contribuíam para a emancipação dos sujeitos participantes.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo desarrolla una reflexión sobre la historia y la memoria del Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (1967 – 1985), experiencia educacional propuesta y desarrollada en el contexto de la Dictadura Civil-Militar (1964 – 1985), buscando reconstruir ese acontecimiento, avivando sus memorias y librando-o del olvido. En esa perspectiva, tomamos el Documento Básico do MOBRAL como referencia documental, comprendiendo la necesidad de articula-lo con las memorias individuales y colectivas de los participantes, con la historia escrita y el contexto histórico en que se desarrolló. Trata-se de una pesquisa de carácter cualitativo que proporcionó un dialogo híbrido entre fuentes documentales y bibliográficas, tiendo como foco la historia y las memorias del Movimiento. La metodología posibilitó un confronto entre esas fuentes, promoviendo una discusión reflexiva sobre la política educacional que orientó la educación de adultos en el periodo, su propuesta legal y pedagógica. Entre los autores estudiados, podemos mencionar: Bosi (1994), Le Goff (1993), Germano (2011), Januzzi (1987), Halbwachs (2006), BomMeihy (1996a, 1996b), Burke (1992), Pollak (1989); y los documentos: la Ley 5.379/67, el Documento Básico – MOBRAL (1973), además, las deposiciones de los participantes. Vale resaltar que el Movimiento fue de alcance nacional y que sus prácticas educacionales estaban de acuerdo con el régimen antidemocrático y autoritario vivido por la sociedad brasileña en el periodo. Aunque el MOBRAL tenga utilizado las técnicas de alfabetización del educador Paulo Freire, la ideología conducida por el Movimiento y la práctica pedagógica no contribuyeron para la emancipación de los sujetos participantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-10-11T11:56:14Z No. of bitstreams: 1 ARS11102016.pdf: 652361 bytes, checksum: aa6b7d30eda276b9824f349d5974c3ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-11T11:56:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARS11102016.pdf: 652361 bytes, checksum: aa6b7d30eda276b9824f349d5974c3ac (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectEducação - históriapt_BR
dc.subjectMovimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRALpt_BR
dc.subjectMOBRAL – documento básicopt_BR
dc.titleHistória e memórias do MOBRAL: entre o documento básico do MOBRAL e os relatos dos ex-participantes (1967-1985)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Elizete Guimarães-
dc.description.resumoO presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre a história e as mem órias do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (1967 - 1985), experiência educacional proposta e desenvolvida no contexto da Dit adura Civil - Militar (1964 - 1985), buscando reconstrui r esse acontecimento, avivando suas memórias e livra ndo - o do esquecimento. Nessa perspectiva, t omamos o Documento Básico do MOBRAL como referência documental , compreendendo a necessidade de articulá - lo com as memórias individuais e coletivas dos participan tes, com a história escrita e o com contexto histórico em que se desenvolveu . Trata - se de uma pesquisa de caráter qualitativ o , que proporcionou um diálogo híbrido entre fontes documentais e bibliográficas, tendo como foco a história e as memórias do Movime nto. A metodologia possibilit ou um confronto entre essas fontes, promove ndo uma discussão reflexiva sobre a política educacional que orientou a educação de adultos no período , sua proposta legal e pedagógica. Dentre os autores estudados, podemos mencionar: Bosi (1994), Le Goff (1993), Germano (2011), Januzzi (1987), Halbwachs (2006), Bom Me i hy (1996a, 1996b), Burke (1992), Pollak (1989); e os documentos: a Lei 5.379/67, o Documento Básico – MOBRAL ( 1973), além dos depoimentos dos ex - participantes . Vale ress altar, que o M ovimento foi de alcance nacional, e que suas práticas educacionais estavam de acordo com o regime antid emocrático e autoritário vivenciado pela sociedade brasileira no período . Embora o M OBRAL tenha utilizado as técnicas de alfabetiza ção do e ducador Paulo Freire, a ideologia veiculada pelo Movimento e a prática pedagógica não contribuíam para a emancipa ção dos sujeitos pa rticipantes-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARS11102016.pdf637,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.