Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14174
Tipo: TCC
Título: Educação inclusiva: a importância do cuidador escolar no acompanhamento do educando com deficiência
Autor(es): Silva, Sayonara Meireles da
Primeiro Orientador: Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da
Resumo: O trabalho nasceu a partir das inquietações sobre a importância do cuidador escolar para a educação inclusiva. Partindo da experiência adquirida no desenvolvimento dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Pedagogia, resolvemos desenvolver esta pesquisa por se tratar de uma temática relevante para a educação, tendo em vista que o trabalho do cuidador escolar é de suma importância e que não consiste somente em auxiliar nos cuidados com a higiene e locomoção, mais sim em fazer com que as pessoas com deficiência sejam incluídas na sociedade. O trabalho é de cunho teórico, de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica. O problema que direcionou a pesquisa foi: Qual a importância e a necessidade do cuidador escolar em uma sala de aula inclusiva? Decorrentes desta problemática, elaboramos como objetivo geral do trabalho analisar a importância do cuidador escolar no acompanhamento de alunos com deficiência em salas de aula inclusivas, e como objetivos específicos: descrever os marcos históricos da educação especial tanto no Brasil como internacionalmente; discutir as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e problematizar a educação inclusiva a partir da formação dos cuidadores escolares. Utilizamos como instrumentos de pesquisa para a construção do trabalho livros, artigos, revistas, ordenamentos jurídicos, além da leitura de uma dissertação de mestrado recente que discute a temática que ainda é pouco explorada, nos quais evidenciamos a importância do cuidador escolar em salas de aulas inclusivas. Iniciamos descrevendo o percurso histórico da educação especial até o momento em que se propõe a inclusão educacional no Brasil. Abordaremos o papel do cuidador escolar assim como a legislação que apoia a presença deste profissional em salas de aula inclusivas. Concluímos propondo a necessidade de se rever o papel dos cuidadores escolares para que se possa, efetivamente, discutir a educação em patamares inclusivos a todos as pessoas com deficiência.
Abstract: The work was born from the concerns about the importance of the school caregiver for inclusive education. Based on the experience gained in the development of supervised internships in the Pedagogical Degree course, we decided to develop this research because it is a topic relevant to education, considering that the work of the school caregiver is of great importance and that it does not only consist of to help with hygiene and mobility, but to make people with disabilities included in society. The work is theoretical, of a qualitative nature, of the bibliographic research type. The problem that led to the research was: What is the importance and need of the school caregiver in an inclusive classroom? Due to this problem, we elaborate as a general objective of the study to analyze the importance of the school caregiver in the accompaniment of students with disabilities in inclusive classrooms, and as specific objectives: describe the historical milestones of special education both in Brazil and internationally; to discuss special education policies in the perspective of inclusive education and to problematize inclusive education through the training of school caregivers. We used as research tools for the construction of the work books, articles, magazines, legal systems, as well as the reading of a recent master's thesis that discusses the subject that is still little explored, in which we highlight the importance of the school caretaker in classrooms inclusive. We begin by describing the historical course of special education up to the moment in which educational inclusion in Brazil is proposed. We will address the role of the caregiver as well as the legislation that supports the presence of this professional in inclusive classrooms. We conclude by proposing the need to review the role of school caregivers in order to effectively discuss inclusive education for all people with disabilities.
Palavras-chave: Educação especial
Cuidador escolar
Educação inclusiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14174
Data do documento: 1-Nov-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMS03122018.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons