Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Taise da-
dc.date.accessioned2019-05-07T12:03:47Z-
dc.date.available2018-11-29-
dc.date.available2019-05-07T12:03:47Z-
dc.date.issued2018-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14178-
dc.description.abstractThe present work developed a study about the contributions of play to the development of the child in Early Childhood Education. The objective was to analyze the teachers 'view of the contribution of play to the development process of the child and to know the teachers' conceptions about the theme. The work was based on the studies of Vygotsky (2007), Kishimoto (2006), Wajskop (1995) and Coelho (2012), besides the documents of the Ministry of Education (MEC). Throughout the investigation, we sought to reflect on the contributions of play in early childhood education showing the play as a space that allows the development and learning of the child at that level of education. In order to achieve the desired objectives, the research was carried out at the João Leite Gambarra Neto Reference Center for Early Childhood Education (CREI), located in the city of João Pessoa, where a field research was carried out. collection of data to systematic observation, in which it was verified how the moments of play in the classroom occur; and an open questionnaire was applied, containing thirteen questions directed to the teachers and a bibliographical survey, characterizing itself as a descriptive research. The analyzes and records presented in the present work bring information that demonstrates an existing specific reality and that in front of its limits and potentialities directs the paths to a teaching practice that promotes and uses the games as a form of biopsychosocial development of the child in the search for a solid and integral in Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-07T12:03:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TS29112018.pdf: 592726 bytes, checksum: eb92f6d4978020617d96468efc5f22c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-07T12:03:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TS29112018.pdf: 592726 bytes, checksum: eb92f6d4978020617d96468efc5f22c5 (MD5) Previous issue date: 2018-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleAs contribuições do brincar no processo de desenvolvimento das crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonsêca, Fábio do Nascimento-
dc.description.resumoO presente trabalho desenvolveu um estudo sobre as contribuições do brincar para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Objetivou-se analisar a visão dos professores acerca da contribuição da brincadeira para o processo de desenvolvimento da criança e conhecer as concepções das professoras acerca do tema. O trabalho foi fundamentado pelos estudos de Vygotsky (2007), Kishimoto (2006), Wajskop (1995) e Coelho (2012), além dos documentos do Ministério da Educação (MEC). Ao longo da investigação, procurou-se refletir sobre as contribuições do brincar na educação infantil mostrando a brincadeira como um espaço que permite o desenvolvimento e a aprendizagem da criança naquele nível de educação. Para o alcance dos objetivos almejados, a investigação foi realizada no Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) João Leite Gambarra Neto, localizado na cidade de João Pessoa, onde realizou- se uma pesquisa de campo, na qual utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação sistemática, em que verificou-se como ocorre os momentos de brincadeira em sala de aula; e aplicou-se um questionário aberto, contendo treze perguntas direcionadas às professoras e um levantamento bibliográfico, caracterizando-se portanto, como uma pesquisa descritiva. As análises e registros apresentados no presente trabalho trazem informações que demonstram uma realidade específica existente e que diante de seus limites e potencialidades direciona caminhos para uma10 prática docente que promova e utilize as brincadeiras como forma de desenvolvimento biopsicosocial da criança na busca de uma formação sólida e integral na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TS29112018.pdf578,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons