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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14183
Tipo: TCC
Título: Passos metodológicos para a construção do senso crítico dos estudantes da EJA
Autor(es): Gonçalves, Simone de Souza
Primeiro Orientador: Guedes, Edson Carvalho
Resumo: O processo de formação do ser humano com senso crítico tem sido uma necessidade cada vez mais premente. Como já defendia Paulo Freire, não basta saber ler as letras e palavras; é preciso saber ler o mundo com criticidade. Procuramos estudar que metodologia podemos desenvolver para que o(a) educando possa rever a própria vida e nesta revisão dar um significado novo para as experiências que faz, seja no âmbito pessoal e familiar, como no contexto mais amplo da sociedade. A construção do senso crítico dos educandos da EJA ganha cada vez mais espaço nas discussões e estudos científicos, tanto dentro das escolas que trabalham com esse tipo de modalidade, como nas universidades, nos cursos de formação de professores. Acreditamos ser de grande relevância estudar sobre uma proposta metodológica, com base na pedagogia freireana, visando à compreensão e reflexão da realidade social dos envolvidos e do processo da implementação na transformação dessa realidade no propósito de se enxergar como cidadão. A questão que orienta esta pesquisa pode ser formulada da seguinte forma: quais os principais passos metodológicos a serem desenvolvidos na EJA para que o estudante possa desenvolver o senso crítico, ressignificando o seu lugar no mundo? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter exploratório e qualitativa. Esse trabalho de pesquisa visa expor, identificar e avaliar os procedimentos metodológicos que permeiam o tema em questão e os aspectos compreendidos no tratamento do assunto proposto. A pesquisa de campo também se faz presente nesse trabalho. O campo escolhido para desenvolver nossa investigação foi uma Escola Municipal na cidade de João Pessoa-PB. Os participantes da pesquisa são os educandos do Ciclo II da EJA, composta por 21 pessoas com variações de idade, dificuldades de aprendizado, atividades laborais, expectativas, sonhos, frustrações, entre outros. Os principais dados, com os quais trabalhamos para realizar a nossa análise, foram resultados da entrevista que fizemos com um grupo de estudantes. Os resultados encontrados demonstraram que os sujeitos envolvidos na pesquisa fazem a experiência das próprias limitações, mas que, ao mesmo tempo estão insatisfeitas com o aqui e agora. As entrevistas indicaram que os(as) jovens e adultos da EJA encontram-se em um mesmo movimento de auto superação, de transformação que, por si só, já demonstra um ambiente educativo e emancipatório. Neste sentido, cabe ao(às) educadores(as) oportunizar a expressão destas experiências de vida e as possibilidades de superação das situações limite. Para estes(as) estudantes, o processo de aprendizagem no ambiente da EJA é, antes de tudo, um movimento de ressignificar as próprias vidas.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Metodologia de ensino
Senso crítico - educação de jovens e adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14183
Data do documento: 31-Out-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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