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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14192Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Tays de Sousa | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-07T13:53:06Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-12 | - |
| dc.date.available | 2019-05-07T13:53:06Z | - |
| dc.date.issued | 2018-10-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14192 | - |
| dc.description.abstract | This present work, we approach the evaluation about learning in the perspective of Popular Education as an action that favors the development made from pedagogical practices, which allow educators to understand in what aspects they need to re-significate their teaching methodologies. Youth and Adult Education (EJA) has specificities such must be considered by educators, so we recognize the evaluation process that embodies the principles of Popular Education makes possible a significant intervention in teaching and learning processes. In view this, the interest in exploring theme arose through the PET Tutorial Education Program / Knowledge Connections: Access and Permanence of Young People from Popular Origin to the University: University - Community Dialogues. During one of the activities carried out, we perceive the need to attend the evaluation process, since we understand that evaluation, depending on how it is carried out, can be allied with success or failure at school. We use the bibliographical research to develop the ideas according to the perspectives pointed out by the scholars who discuss Popular Education and the evaluation about learning, being some of these Brandão (1981, 2002); Esteban and Tavares (2013); Freire (1967, 2006, 2014); Hoffmann (1993) and Luckesi (2011). Thus, we aim to recognize the importance about evaluation in teaching and learning processes, discussing it from the popular bias of education. In this sense, we emphasize that evaluation should not be an imposition, but a means one helps learners to perceive themselves in the schooling process as active subjects, collaborating so that educators improve their pedagogical practices. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-07T13:53:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TSS12112018.pdf: 661545 bytes, checksum: aa54427c032378f5f5a899b3f21d71c1 (MD5) | en |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Educação popular | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | A avaliação da aprendizagem na perspectiva da educação popular: contribuições para a ressignificação da prática pedagógica na educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Calaça, Suelídia Maria | - |
| dc.description.resumo | Neste trabalho, abordamos a avaliação da aprendizagem na perspectiva da Educação Popular como uma ação que favorece o desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem aos educadores compreenderem em quais aspectos necessitam ressignificar suas metodologias de ensino. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui especificidades que devem ser consideradas pelos educadores, assim, reconhecemos que o processo avaliativo que englobe os princípios da Educação Popular possibilita uma intervenção significativa nos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, o interesse em explorar esta temática surgiu através do Projeto Programa de Educação Tutorial PET/Conexões de Saberes: Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade: Diálogos Universidade - Comunidade. Durante uma das atividades realizadas, percebemos a necessidade de atentar para o processo avaliativo, pois entendemos que a avaliação, dependendo da forma como é efetivada, pode ser aliada do sucesso ou do fracasso escolar. Utilizamos a pesquisa bibliográfica para desenvolver as ideias de acordo com as perspectivas apontadas pelos estudiosos que discutem a Educação Popular e a avaliação da aprendizagem, sendo alguns destes Brandão (1981; 2002); Esteban e Tavares (2013); Freire (1967; 2006; 2014); Hoffmann (1993) e Luckesi (2011). Dessa forma, objetivamos reconhecer a importância da avaliação nos processos de ensino e aprendizagem, discutindo-a a partir do viés popular de educação. Neste sentido, ressaltamos que a avaliação não deve ser imposição, porém, um meio que auxilia os educandos a se perceberem no processo de escolarização como sujeitos ativos, colaborando para que os educadores aperfeiçoem suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TSS12112018.pdf | 646,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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