Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14192
Tipo: TCC
Título: A avaliação da aprendizagem na perspectiva da educação popular: contribuições para a ressignificação da prática pedagógica na educação de jovens e adultos
Autor(es): Santos, Tays de Sousa
Primeiro Orientador: Calaça, Suelídia Maria
Resumo: Neste trabalho, abordamos a avaliação da aprendizagem na perspectiva da Educação Popular como uma ação que favorece o desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem aos educadores compreenderem em quais aspectos necessitam ressignificar suas metodologias de ensino. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui especificidades que devem ser consideradas pelos educadores, assim, reconhecemos que o processo avaliativo que englobe os princípios da Educação Popular possibilita uma intervenção significativa nos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, o interesse em explorar esta temática surgiu através do Projeto Programa de Educação Tutorial PET/Conexões de Saberes: Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade: Diálogos Universidade - Comunidade. Durante uma das atividades realizadas, percebemos a necessidade de atentar para o processo avaliativo, pois entendemos que a avaliação, dependendo da forma como é efetivada, pode ser aliada do sucesso ou do fracasso escolar. Utilizamos a pesquisa bibliográfica para desenvolver as ideias de acordo com as perspectivas apontadas pelos estudiosos que discutem a Educação Popular e a avaliação da aprendizagem, sendo alguns destes Brandão (1981; 2002); Esteban e Tavares (2013); Freire (1967; 2006; 2014); Hoffmann (1993) e Luckesi (2011). Dessa forma, objetivamos reconhecer a importância da avaliação nos processos de ensino e aprendizagem, discutindo-a a partir do viés popular de educação. Neste sentido, ressaltamos que a avaliação não deve ser imposição, porém, um meio que auxilia os educandos a se perceberem no processo de escolarização como sujeitos ativos, colaborando para que os educadores aperfeiçoem suas práticas pedagógicas.
Abstract: This present work, we approach the evaluation about learning in the perspective of Popular Education as an action that favors the development made from pedagogical practices, which allow educators to understand in what aspects they need to re-significate their teaching methodologies. Youth and Adult Education (EJA) has specificities such must be considered by educators, so we recognize the evaluation process that embodies the principles of Popular Education makes possible a significant intervention in teaching and learning processes. In view this, the interest in exploring theme arose through the PET Tutorial Education Program / Knowledge Connections: Access and Permanence of Young People from Popular Origin to the University: University - Community Dialogues. During one of the activities carried out, we perceive the need to attend the evaluation process, since we understand that evaluation, depending on how it is carried out, can be allied with success or failure at school. We use the bibliographical research to develop the ideas according to the perspectives pointed out by the scholars who discuss Popular Education and the evaluation about learning, being some of these Brandão (1981, 2002); Esteban and Tavares (2013); Freire (1967, 2006, 2014); Hoffmann (1993) and Luckesi (2011). Thus, we aim to recognize the importance about evaluation in teaching and learning processes, discussing it from the popular bias of education. In this sense, we emphasize that evaluation should not be an imposition, but a means one helps learners to perceive themselves in the schooling process as active subjects, collaborating so that educators improve their pedagogical practices.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação popular
Avaliação da aprendizagem
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14192
Data do documento: 23-Out-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSS12112018.pdf646,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons