Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14197
Tipo: TCC
Título: Gênero e sexualidade: um olhar sobre os desafios docentes na educação de jovens e adultos
Autor(es): Gaspar, Paulo Giovanny Dias
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Felix da
Resumo: Neste trabalho busca-se conhecer e refletir sobre as práticas educativas de professores/as da Educação de Jovens e Adultos - EJA em relação a abordagem das questões de gênero e sexualidade, bem como os modos como eles/as percebem e lidam com essas temáticas na prática docente e na escola. Trata-se, de uma investigação qualitativa de caráter exploratório que teve como sujeitos de pesquisa professores/as da rede pública de ensino da Paraíba. O material foi produzido a partir da realização de entrevistas semi- estruturadas com seis professores(as) dos Ciclos de I ao VI da Educação de Jovens e Adultos - EJA, sendo 2(dois) homens e 4(quatro) mulheres, que atuam em contextos caracterizados pela diversidade. No exame do material obtido foram considerados as práticas e os desafios colocados pelas questões de gênero e sexualidade no âmbito da escola. Este trabalho se ancora teoricamente em autores/as como Freire (1997), Furlani,(2017), Louro (1997) e Scott (1994). O estudo permite sinalizar que os/as docentes, não se sentem preparados/as para trabalhar com os temas na sala de aula e que, por essa razão, se apoiam em suas experiências e em pesquisas via internet quando precisam responder ou explicar possíveis questionamentos que surgem no percurso de suas práticas pedagógicas.
Abstract: In this work, we seek to know and reflect on the educational practices of teachers of youth and adult education (EJA) in relation to the issues of gender and sexuality, as well as the ways in which they perceive and deal with these themes in the teaching practice and in school. It is a qualitative exploratory research that had as subjects of research teachers in the public school system of Paraíba. The material was produced by conducting semi- structured interviews with six teachers from Cycles I to VI of EJA, two (2) men and four (4) women, who work in contexts characterized by diversity. In the examination of the material, the practices and the challenges posed by gender and sexuality within the school were considered. This work is theoretically anchored in authors such as Freire (1997), Furlani (2017), Louro (1997) and Scott (1994). The study shows that the teachers do not feel prepared to work with the subjects in the classroom and that, for this reason, they rely on their experiences and on the internet researches when they have to answer or explain possible questions that appear in the course of their pedagogical practices.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Prática docente
Sexualidade
Gẽnero - educação sexual
Professor - educação sexual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14197
Data do documento: 31-Out-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PGDG26112018.pdf760,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.