Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14201
Tipo: TCC
Título: As dificuldades dos professores na educação de jovens e adultos
Autor(es): Nascimento, Luciene Lima do
Primeiro Orientador: Silva, Luciano de Sousa
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as principais dificuldades encontradas pelos professores ao lecionar numa sala de aula com jovens e adultos. Tendo como objetivos específicos: identificar o perfil do professor, descrever as suas principais dificuldades e verificar o que fazem para solucionar essas dificuldades apresentadas. O procedimento metodológico utilizado foi à pesquisa de abordagem qualitativa, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário com os professores da EJA numa escola municipal. Com este trabalho conclui-se que para diminuir ou acabar com as dificuldades o professor terá que refletir sobre a sua prática e encontrar meios para superá-las, recorrendo aos programas existentes de formação continuada.
Abstract: The present work aims to investigate the main difficulties encountered by teachers when teaching in a classroom with young people and adults. With specific objectives: to identify the profile of the teacher, to describe his main difficulties and to verify what they do to solve these presented difficulties. The methodological procedure used was the qualitative research, the instrument used for data collection was the questionnaire with the EJA teachers in a municipal school. With this work, it is concluded that in order to reduce or eliminate difficulties, teachers will have to reflect on their practice and find ways to overcome them by using existing continuing education programs.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Professores - sala de aula
Professor - ensino
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14201
Data do documento: 1-Nov-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLN13112018.pdf951,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons