Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14202
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uso de aplicativos tecnológicos no ensino de teatro
metadata.dc.creator: Teixeira, Fabíola Morais Agripino
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa busca refletir e analisar as possíveis formas de utilizar as Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) na mediação entre ações performativas, constituídas juntamente com os alunos da Escola Municipal de Artes - Casa das Artes, assim como sua recepção pelos próprios autores-aprendizes. Para tanto, utilizou-se um conjunto de jogos teatrais e de improvisação visando à constituição de uma presença ativa. A experiência foi prática e se desenvolveu em duas ações performativas. A primeira ação teve como estímulo o espaço urbano na concepção de Corpocidade/Corpografia, enquanto a segunda teve a poesia paraibana como campo de experimentação. Ambas visaram o desenvolvimento de experimentos performáticos a partir do jogo nas relações entre o corpo, a voz, o espaço e o tempo, construindo uma ação de corpo presente, sendo posteriormente compartilhada no ambiente virtual. A pesquisa traz uma análise das possíveis reflexões realizadas a partir do recorte da tela do smartphones e do olhar do discentes/performer, tomando o espaço virtual como território expandido de aprendizagem e compartilhamento de saberes.
Abstract: The present work seeks to bespeak and analyze the possible ways to use the Communication and Information Technologies (ICTs) in the mediation between the performative utterances, built along with the students of the Municipal School of Arts - Casa das Artes - and its feedback with the performer students. A set of theatrical and improvisational games were used aiming to construct an active learning presence. The experience was performed practically, and developed into two performative utterances. The first one, having as stimulus the urban space within a conception of Corpocidade / Corpografia; and the second, the poetry of Paraiba as a field of experimentation, both aimed at developing performative experiments from the game in the relationships between body, voice, space and time, building a present body action being later shared in the virtual environment. The research brings an analysis of the possible reflections made from a smartphone screen and from the look of the students / performers, taking the virtual space as an expanded territory of learning and sharing of knowledge.
Keywords: Educação
Teatro
Performatividade
Tecnologia
Virtualidade
Education
Theater
Performativity
Technology and Virtuality
Tecnologia da comunicação e informação - Teatro
Tecnologia e arte
Ensino do teatro
Virtualidade - Arte
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Artes Cênicas
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14202
Issue Date: 19-Jun-2018
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivototal6,46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons