Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14309
Tipo: TCC
Título: O INSTITUTO DA AÇÃO CONTROLADA NAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS: O CONFLITO APARENTE ENTRE OS DIREITOS DO INVESTIGADO E A EFICIÊNCIA INVESTIGATIVA
Autor(es): Oliveira, Ana Larissa Duarte
Orientador: Cavalcanti, Eduardo de Araújo
Resumo: A presente monografia busca analisar o respeito aos direitos fundamentais do investigado no período de duração da ação controlada em organizações criminosas, tendo em vista a sua aparente relação conflituosa com a eficiência investigativa. O objetivo do estudo reside em sua relevância social no sentido de proteção da sociedade de possíveis abusos estatais, haja vista a deturpação do instituto na prática e sua pouca evolução legal. Para tanto, será realizada uma pesquisa descritiva, utilizando-se de uma análise qualitativa, através de discussões doutrinárias, de entendimentos jurisprudenciais e da legislação estrangeira, para conferir a fundamentação teórica deste trabalho. Os resultados mais relevantes do tema consistem na possibilidade de harmonização desta relação conflituosa entre a eficiência investigativa e o garantismo constitucional através de instrumentos modificadores das deficiências constatadas na ação controlada brasileira. Conclui-se que a corriqueira deturpação da ação controlada pode ser aperfeiçoada através de modificações legislativas, em especial, com a inserção de um controle periódico deste método investigativo pela figura do Ministério Público, solução sugerida pela doutrina alemã e pela prática investigativa deste órgão ministerial, prevenindo a ameaça de direitos e garantias fundamentais.
Abstract: A presente monografia busca analisar o respeito aos direitos fundamentais do investigado no período de duração da ação controlada em organizações criminosas, tendo em vista a sua aparente relação conflituosa com a eficiência investigativa. O objetivo do estudo reside em sua relevância social no sentido de proteção da sociedade de possíveis abusos estatais, haja vista a deturpação do instituto na prática e sua pouca evolução legal. Para tanto, será realizada uma pesquisa descritiva, utilizando-se de uma análise qualitativa, através de discussões doutrinárias, de entendimentos jurisprudenciais e da legislação estrangeira, para conferir a fundamentação teórica deste trabalho. Os resultados mais relevantes do tema consistem na possibilidade de harmonização desta relação conflituosa entre a eficiência investigativa e o garantismo constitucional através de instrumentos modificadores das deficiências constatadas na ação controlada brasileira. Conclui-se que a corriqueira deturpação da ação controlada pode ser aperfeiçoada através de modificações legislativas, em especial, com a inserção de um controle periódico deste método investigativo pela figura do Ministério Público, solução sugerida pela doutrina alemã e pela prática investigativa deste órgão ministerial, prevenindo a ameaça de direitos e garantias fundamentais.
Palavras-chave: Ação controlada
Organização Criminosa
Direitos Fundamentais
Investigado
Eficiência investigativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Direito Processual e Prática Jurídica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14309
Data do documento: 3-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Direito - João Pessoa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALDO06052019.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons