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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14330
Tipo: TCC
Título: A introdução da definição de Função Afim no 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Duarte Júnior, José de Arimatéa Farias
Primeiro Orientador: Assis, Cibelle de Fátima Castro de
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar a abordagem do conceito e da definição de função afim no 9º ano do Ensino Fundamental. Enquanto professores, nos questionamos como podemos ajudar os alunos na compreensão do conceito e da definição de função. De acordo com o seu objetivo, realizamos uma pesquisa exploratória que contemplou um estudo de caso com análises qualitativas dos dados. Assim, analisamos o livro didático adotado na escola e elaboramos um diagnóstico sobre como os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do município de Araçagi, na Paraíba. Os resultados da análise desses dados nos permitiram chegar à algumas conclusões: os alunos apresentaram diversas respostas quando indagados sobre o que eles entendem por função afim, mas sem conseguir apresentá-la coerentemente. Eles associam este conceito com representações usando equação de primeiro grau ou a lei de formação ou ainda gráficos no plano cartesiano, tabelas e conjuntos. A utilização de um livro didático não é suficiente para trabalhar com o conceito de função antes de apresentar sua definição; existem algumas possibilidades para a introdução do conceito de função como: a língua natural, os sistemas de escrita (numérico, algébrico e simbólico), os gráficos cartesianos e as figuras geométricas, que podem ser representadas através de cinco formas de representação; Registro verbal; algébrico; Dados tabelados; Diagrama de Venn e Gráficos. Por fim, afirmamos que o presente estudo indica possibilidades para tratar a introdução do conceito de função no Ensino Fundamental.
Abstract: This research aims to investigate the approach for the concept and the definition related to function in the 9th grade of elementary school. As teachers, we are interested in to help students in understanding the concept and definition of function. According to its objective, we conducted an exploratory study that included a case study with qualitative analysis of the data. Thus, we analyzed the didactic book adopted at the school and we elaborated a diagnosis with the students of the 9th grade of Elementary School of a State School of the municipality of Araçagi, Paraíba. The results of the analysis of these data allowed us to reach some conclusions: the students presented several answers when asked about what they mean by afine function, but without being able to present it coherently. They associate this concept with representations using first degree equation or the law of formation or even graphs in the cartesian plane, tables and sets. The use of a textbook is not enough to work with the concept of function before presenting its definition; there are some possibilities for the introduction of the concept of function as: natural language, writing systems (numerical, algebraic and symbolic), Cartesian graphics and geometric figures, which can be represented through five forms of representation; Verbal registration; Training Law; Tabulated data; Venn Diagram and Graphics. Finally, we affirm that the present study indicates possibilities to treat the introduction of the concept of function in Elementary School.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Função Afim
Mathematics - Study and teaching
Elementary School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14330
Data do documento: 5-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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