Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14334
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de erros: uma proposta didática para o ensino das equações do 1°grau
metadata.dc.creator: Silva, Jacilene Pereira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Cibelle de Fátima Castro de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar e discutir uma proposta didática para o conteúdo de Equações do 1°grau considerando a análise de erros de estudantes do Ensino Fundamental a partir do contexto de situações com balança. De acordo com os objetivos esta pesquisa foi classificada como exploratória, e quanto ao levantamento de dados foi emprega do estudo de caso. A pesquisa teve a colaboração de cinco professores de matemática da rede pública estadual de ensino que participaram de uma entrevista que também investigou concepções e práticas desses professores sobre o ensino-aprendizagem do conteúdo de Equações do 1º grau com uma incógnita. Ao contemplar as respostas dos professores participantes, percebemos que desconhecem a análise de erros como metodologia de ensino mesmo após identificarem os mesmos tipos de erros discutidos nesta pesquisa. Produzimos uma proposta didática baseada em situações que trabalham erros comuns visando desenvolver a capacidade de raciocinar do estudante sem que haja o emprego de técnicas usadas de maneira mecânica.
Abstract: This paper aims to present and discuss a didactic proposal for the content of Equation of degree1 considering the error analysis of students of elementary school from the context of situations with balance. According to this research, its objectives was classified as exploratory, and as the survey data was used as a case study. The research had the collaboration of five mathematics teachers from the state public school system who participated in an interview and also investigated conceptions and practices of teachers on the teaching-learning Equation content of 1st degree unknown. When contemplating the answers of the participating teachers, we realized that ignore the error analysis as a teaching methodology even after identifying the same types of errors discussed in this research. We produce a didactic proposal based on situations that work common mistakes in order to develop the student's ability to reason without the use of techniques used in a mechanical way.
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Equações
Mathematics - Study and teaching
Elementary school
Equations
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14334
Issue Date: 18-Mar-2015
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPS17052019.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons