Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14334
Tipo: TCC
Título: Análise de erros: uma proposta didática para o ensino das equações do 1°grau
Autor(es): Silva, Jacilene Pereira da
Primeiro Orientador: Assis, Cibelle de Fátima Castro de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar e discutir uma proposta didática para o conteúdo de Equações do 1°grau considerando a análise de erros de estudantes do Ensino Fundamental a partir do contexto de situações com balança. De acordo com os objetivos esta pesquisa foi classificada como exploratória, e quanto ao levantamento de dados foi emprega do estudo de caso. A pesquisa teve a colaboração de cinco professores de matemática da rede pública estadual de ensino que participaram de uma entrevista que também investigou concepções e práticas desses professores sobre o ensino-aprendizagem do conteúdo de Equações do 1º grau com uma incógnita. Ao contemplar as respostas dos professores participantes, percebemos que desconhecem a análise de erros como metodologia de ensino mesmo após identificarem os mesmos tipos de erros discutidos nesta pesquisa. Produzimos uma proposta didática baseada em situações que trabalham erros comuns visando desenvolver a capacidade de raciocinar do estudante sem que haja o emprego de técnicas usadas de maneira mecânica.
Abstract: This paper aims to present and discuss a didactic proposal for the content of Equation of degree1 considering the error analysis of students of elementary school from the context of situations with balance. According to this research, its objectives was classified as exploratory, and as the survey data was used as a case study. The research had the collaboration of five mathematics teachers from the state public school system who participated in an interview and also investigated conceptions and practices of teachers on the teaching-learning Equation content of 1st degree unknown. When contemplating the answers of the participating teachers, we realized that ignore the error analysis as a teaching methodology even after identifying the same types of errors discussed in this research. We produce a didactic proposal based on situations that work common mistakes in order to develop the student's ability to reason without the use of techniques used in a mechanical way.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Equações
Mathematics - Study and teaching
Elementary school
Equations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14334
Data do documento: 18-Mar-2015
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPS17052019.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons