Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Francisco das Chagas de-
dc.date.accessioned2019-05-21T17:08:12Z-
dc.date.available2010-11-25-
dc.date.available2019-05-21T17:08:12Z-
dc.date.issued2010-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14363-
dc.description.abstractIn this research we assess the reading comprehension of individuals confronted with different forms of organization, content and textual context. Based on the theory of the cognitive processes of reading Kleiman (2004), in the definition of the characteristics of hypertext of Marcuschi (1999, 2001, 2005, 2007) and the Theory of Mental Spaces and Conceptual Integration of Fauconnier (1994, 1997, 1998 , 2002), we hypothesized that the hypertextual organization with its resources hypermedia influence the process of reading comprehension and produce different conceptual integration networks compared to the linear version. A second hypothesis is that reading in different content or nature ignites different models of understanding. To check whether the textual organization interferes with the reading processing, two experiments were produced. For each of them was built a hypertext version and one identical in the linear version. To investigate the influence of the nature and content of the text, the first experiment contained a scientific text, and the second a journalistic article. After reading the texts, the informants were subjected to a questionnaire that aimed to assess important reading skills, namely: understanding global/theme, location explicit information, inference of implicit information, establishment of local coherence relations and establishment of relationships coherence links. The responses were analyzed quantitatively, the second reading, and guided by the Blending Theory of Fauconnier (1994, 1997, 1998, 2002), we showed how we operate with mental spaces, as well as establish relationships and connections between them in the construction signification.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-21T17:08:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4639719 bytes, checksum: f366ecde27560a243c7fb6b35a30da76 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-21T17:08:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4639719 bytes, checksum: f366ecde27560a243c7fb6b35a30da76 (MD5) Previous issue date: 2010-11-19en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectMesclagem conceptualpt_BR
dc.subjectHipertextpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectConceptual blendingpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLeitura - Processos cognitivospt_BR
dc.subjectHabilidade de leiturapt_BR
dc.subjectConstrução da significaçãopt_BR
dc.titleDimensão cognitivo-textual da compreensão leitorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Jan Edson Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349030710525621pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9338042775726467pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, buscamos avaliar a compreensão leitora de indivíduos frente a diferentes formas de organização, conteúdo e natureza textuais. Com base na teoria dos processos cognitivos da leitura de Kleiman (2004), na definição das características hipertextuais do texto de Marcuschi (1999, 2001, 2005, 2007) e na Teoria dos Espaços Mentais e Integração Conceptual de Fauconnier (1994, 1997, 1998, 2002), levantamos a hipótese de que a organização hipertextual com seus recursos hipermidiáticos influenciaria o processo de compreensão leitora e produziria diferentes redes de integração conceptual comparado à versão linear. Uma segunda hipótese levantada é de que a leitura em diferentes conteúdos ou natureza deflagraria diferentes modelos de compreensão. Para verificar se a organização textual interfere no processamento da leitura, foram produzidos dois experimentos. Para cada um deles foi construída uma versão hipertextual e outra idêntica em versão linear. Para investigar a influência da natureza e conteúdo no texto, o primeiro experimento continha um texto científico, e o segundo um texto jornalístico. Após a leitura dos textos, os informantes foram submetidos a um questionário que objetivava avaliar importantes habilidades de leitura, a saber: compreensão global/tema, localização de informação explícita, inferência de informação implícita, estabelecimento de relações de coerência local e estabelecimento de relações de coerência entre links. As respostas foram analisadas quantitativamente, segundo as habilidades de leitura, e qualitativamente orientados pela Teoria da Mesclagem de Fauconnier (1994, 1997, 1998, 2002), em que mostramos como operamos com espaços mentais, bem como estabelecemos relações e conexões entre eles na construção da significação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons