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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14363
Tipo: Dissertação
Título: Dimensão cognitivo-textual da compreensão leitora
Autor(es): Sousa, Francisco das Chagas de
Primeiro Orientador: Leite, Jan Edson Rodrigues
Resumo: Neste trabalho, buscamos avaliar a compreensão leitora de indivíduos frente a diferentes formas de organização, conteúdo e natureza textuais. Com base na teoria dos processos cognitivos da leitura de Kleiman (2004), na definição das características hipertextuais do texto de Marcuschi (1999, 2001, 2005, 2007) e na Teoria dos Espaços Mentais e Integração Conceptual de Fauconnier (1994, 1997, 1998, 2002), levantamos a hipótese de que a organização hipertextual com seus recursos hipermidiáticos influenciaria o processo de compreensão leitora e produziria diferentes redes de integração conceptual comparado à versão linear. Uma segunda hipótese levantada é de que a leitura em diferentes conteúdos ou natureza deflagraria diferentes modelos de compreensão. Para verificar se a organização textual interfere no processamento da leitura, foram produzidos dois experimentos. Para cada um deles foi construída uma versão hipertextual e outra idêntica em versão linear. Para investigar a influência da natureza e conteúdo no texto, o primeiro experimento continha um texto científico, e o segundo um texto jornalístico. Após a leitura dos textos, os informantes foram submetidos a um questionário que objetivava avaliar importantes habilidades de leitura, a saber: compreensão global/tema, localização de informação explícita, inferência de informação implícita, estabelecimento de relações de coerência local e estabelecimento de relações de coerência entre links. As respostas foram analisadas quantitativamente, segundo as habilidades de leitura, e qualitativamente orientados pela Teoria da Mesclagem de Fauconnier (1994, 1997, 1998, 2002), em que mostramos como operamos com espaços mentais, bem como estabelecemos relações e conexões entre eles na construção da significação.
Abstract: In this research we assess the reading comprehension of individuals confronted with different forms of organization, content and textual context. Based on the theory of the cognitive processes of reading Kleiman (2004), in the definition of the characteristics of hypertext of Marcuschi (1999, 2001, 2005, 2007) and the Theory of Mental Spaces and Conceptual Integration of Fauconnier (1994, 1997, 1998 , 2002), we hypothesized that the hypertextual organization with its resources hypermedia influence the process of reading comprehension and produce different conceptual integration networks compared to the linear version. A second hypothesis is that reading in different content or nature ignites different models of understanding. To check whether the textual organization interferes with the reading processing, two experiments were produced. For each of them was built a hypertext version and one identical in the linear version. To investigate the influence of the nature and content of the text, the first experiment contained a scientific text, and the second a journalistic article. After reading the texts, the informants were subjected to a questionnaire that aimed to assess important reading skills, namely: understanding global/theme, location explicit information, inference of implicit information, establishment of local coherence relations and establishment of relationships coherence links. The responses were analyzed quantitatively, the second reading, and guided by the Blending Theory of Fauconnier (1994, 1997, 1998, 2002), we showed how we operate with mental spaces, as well as establish relationships and connections between them in the construction signification.
Palavras-chave: Hipertexto
Leitura
Cognição
Mesclagem conceptual
Hipertext
Reading
Cognition
Conceptual blending
Linguística
Leitura - Processos cognitivos
Habilidade de leitura
Construção da significação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14363
Data do documento: 19-Nov-2010
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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