Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14373
Tipo: TCC
Título: O jogo “O teu e o meu”: uma proposta metodológica para o ensino de equações do 1º grau
Autor(es): Araújo, Ramon Castro de
Primeiro Orientador: Lima, Givaldo de
Resumo: Nosso trabalho visa analisar as possíveis contribuições do jogo "O teu e o meu" para o processo de ensino-aprendizagem de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, sobre Equação do 1º grau, envolvendo apenas uma incógnita. Para isso, foi realizado um estudo de caso, no qual comparamos o nível de duas turmas quanto ao tema abordado, utilizando um pré-teste. Após esta etapa, ambas as turmas tiveram aulas distintas sobre o mesmo conteúdo: uma utilizando o jogo "O teu e o meu", e a outra não. Fizemos ainda uma pesquisa bibliográfica para elucidar alguns pontos referentes à álgebra, utilizando estudos de grandes matemáticos, como: Viète (1591); Polya (1995); Fiorentini, Miguel e Miorim (1992), dentre outros. Relatamos a história do ensino da Álgebra no Brasil, como se dá o ensino das equações algébrica no Ensino Fundamental e quais as dificuldades dos alunos com relação a esse assunto. Ciente de que o ensino da Matemática no Ensino Fundamental é um desafio constante, e que tornar a sala de aula mais atrativa e motivadora para os alunos atuais é uma preocupação constante dos professores, buscamos apresentar como a utilização de jogos no ensino de Matemática pode contribuir para desenvolver o interesse dos alunos por essa disciplina. Para finalizar, apresentamos os resultados obtidos na nossa pesquisa, mostrando como os estudantes se saíram no pós-teste. Comparando o desempenho dos alunos, foi revelado que o jogo tem demonstrado ser um grande aliado no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Equação do 1º grau.
Abstract: Our work aims to analyze the possible contributions of the game "Yours and mine" to the teaching-learning process of students from the 7th grade of elementary school, about the elementary equations, involving only one unknown quantity. To this we conducted a case study in which we compare the level o two classes on the subject addressed using a pretest. After that, both groups had distinct classes about the same subject: one using the game "Yours and mine", and the other does not. We have also made a bibliographical research to clarify some points concerning algebra, using studies of great Mathematical, such as Viéte (1591); Polya (1995); Fiorentini, Miguel, Miorim (1992), among others. We report the history of algebra teaching in Brazil, how the teaching of algebraic equations in elementary school is and what students‘ difficulties with this matter. Conscious that the teaching of Mathematics in elementary school is a constant challenge, and makes more attractive the classroom and motivating for today‘s students is a constant concern of teachers, we seek to present the use of games in the teaching of Mathematics can help develop students‘ interest in this subject. Finally, we present the results obtained in our research, showing how students fared in the post-test, comparing the performance of students was revealed that the game has demonstrated to be a great ally in the process of teaching-learning of content of equation 1st degree.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Jogos educativos
Álgebra
Mathematics - Study and teaching
Educational games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14373
Data do documento: 18-Dez-2015
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCA16022016.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons