Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14374
Tipo: TCC
Título: Bingo matemático: uma experiência positiva frente à concepção dos professores de matemática
Autor(es): Oliveira, Marcus Vinícius Lopes de
Primeiro Orientador: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é analisar os reflexos de uma atividade pedagógica, projetada mediante questionários aplicados aos professores de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Aprígio, focada em uma metodologia com uso de jogos, atrelado à perspectiva de resolução de problemas. De modo inicial, descrevemos o Memorial do pesquisador, com fins de situar o leitor sobre nossas influências e traços que marcaram o autor da pesquisa. Registramos a experiência vivenciada na disciplina de Estágio Supervisionado III, na qual tivemos contato com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Aprígio. Após repensarmos sobre a experiência supracitada, nos lançamos a uma reflexão que visava propor e analisar, uma atividade lúdica (Bingo Matemático), para a revisão das quatro operações fundamentais com números naturais. Para isso, questionamos os professores que ministravam aulas aos estudantes do 6º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Aprígio, para analisarmos suas respostas e podermos, em cima dela, propor uma atividade pedagógica satisfatória. A fim de atender nosso objetivo, fizemos uso de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, seguida de uma revisão bibliográfica utilizando, entre vários autores, Huizinga (1971), Borin (1995) e Lara (2003). Como contribuição de nosso trabalho, pudemos expor a realidade da educação no município de Mamanguape e fortalecemos o debate teórico sobre a importância do jogo, para a educação. Como sugestão de pesquisas futuras, entendemos que poderíamos fazer uma formação continuada ao público docente para que eles possam sentir-se mais seguros quanto ao uso do Jogo na sala de aula.
Abstract: The objective of this research is to analyze the impacts of an educational activity, designed by questionnaires given to teachers of a class of 6th grade of elementary school Professor Luiz Aprígio, focused on a methodology with the use of games, having as a backdrop, the resolution of problems. In the initial mode, described the Memorial researcher, for purposes of placing the reader about our influences and traits that marked the author of the research. We record the experience of the discipline Supervised Internship III, in which we contact the school Professor Luiz Aprígio. After rethink on the above experience, we launched us to reflect that aimed to propose and analyze a play activity (Math Bingo), against the backdrop of background to the Troubleshooting for the review of the four basic operations with natural numbers. For this, we question the teachers who taught classes to 6º years of school Professor Luiz Aprígio, to analyze your answers and we can, on top of it, to propose a satisfactory pedagogical activity. In order to meet our goal, we used an exploratory research with qualitative approach, followed by a literature review using, among several authors, Huizinga (1971), Borin (1995) and Lara (2003). As a contribution to our work, we were able to expose the reality of education in municipality Mamanguape and strengthen the theoretical debate about the importance of the game, for education. As future research suggestion, we believe we could make a continued training for school public so they can feel more secure about the use of the game in the classroom.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Jogos educativos
Mathematics - Study and teaching
Educational games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14374
Data do documento: 20-Mar-2015
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVLO13042015.pdf992,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons