Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14376
Tipo: | TCC |
Título: | A utilização da história da matemática na construção do conceito do número PI nos livros didáticos da Coleção Praticando Matemática |
Autor(es): | Silva, Manuel Amancio da |
Primeiro Orientador: | Dias, Graciana Ferreira |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de investigar a presença da História da Matemática nos Livros Didáticos da coleção Praticando Matemática, tendo como foco a abordagem do número Pi nesta coleção. A necessidade de discutirmos sobre essa temática surgiu diante da nossa percepção acerca do pouco espaço nos livros didáticos de Matemática cedido as abordagens históricas, visto que este fato pode ser um dos aspectos responsáveis pelo pouco conhecimento da História do número Pi de muitos alunos dos mais variados níveis de ensino. Com o intuito de comprovarmos uma das possíveis causas do pouco conhecimento do Pi e sabermos o que está associado à pouca familiaridade dos alunos com a História da Matemática, fizemos uma abordagem Histórica do número Pi, mostrando sua evolução ao longo da história, baseado em autores que mostraram a contribuição de diferentes povos desde o surgimento desse número. Para a realização deste trabalho recorremos a uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e utilizamos como aporte teóricos artigos, teses e livros. Após a pesquisa da História do número Pi, fizemos a análise dos quatro volumes da coleção Praticando Matemática (ANDRIN e VASCONCELOS, 2012) percebendo a maneira como as notas históricas estão expostas no desenvolvimento dos temas. Verificou-se assim que em algumas unidades não há abordagens históricas e em outros casos as notas não conceituam o tema em estudo. Ainda em relação ao posicionamento dos textos históricos podemos comprovar que não há uma regra que determina se as notas são apresentadas no início como introdução ou no final do tema como informações adicionais, pois em alguns casos ainda se desenvolvem no meio do tema. E sobre o número Pi na obra escolhida, há pouco espaço dedicados ao tema, pois em apenas um dos volumes foi possível encontrar uma página sobre a História do Pi mas não trouxe informações conceituando exatamente, o que notamos foi um pouco da biografia de um matemático do passado. Outro fato que também desperta a atenção para a coleção analisada é que a medida que se avançam nos volumes, há uma considerável diminuição nas abordagens históricas. |
Abstract: | This paper aims to investigate the presence of the History of Mathematics in textbooks collection of practicing mathematics, focusing on the number Pi approach this collection. The need to discuss on this topic appeared in front of our perception about the little room in the textbooks of Mathematics given the historical approaches, as this fact may be one of the aspects responsible for the little knowledge of Pi Story of many students from many different levels of education. In order to comprovarmos one of the possible causes of little knowledge of Pi and know what is associated with little familiarity of the students with the history of mathematics, we did a Historical approach Pi number, showing its evolution throughout history, based on authors They are showing the contribution of different people since the emergence of that number. For this work we resort to a literature search of exploratory and used as theoretical contribution articles, theses and books. After searching the history of Pi, we examined the four volumes of the collection Practicing Mathematics (ANDRIN and VASCONCELOS, 2012) realizing how the historical notes are exposed in the development of themes. There was so in some units there is historical approaches and in other cases the notes do not conceptualize the topic under study. Also in relation to the placement of historical texts we can prove that there is a rule that determines whether the notes are presented as introduction at the beginning or end theme as additional information, as in some cases even develop in the middle of the theme. What about the number Pi in the chosen work, there is little room devoted to the subject, as in one of the volumes could not find a page on the history of Pi but did not bring information conceptualizing exactly what we noticed was a bit of biography of a mathematician from past. Another fact that also calls attention to the analyzed collection is that as you advance in volumes, there is a considerable decrease in historical approaches. |
Palavras-chave: | Matemática - Historiografia Livros didáticos Pi (Matemática) Mathematics - Historiography Didatic books Pi (Mathematics) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14376 |
Data do documento: | 18-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAS04022016.pdf | 511,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons