Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Ivania Dias-
dc.date.accessioned2019-05-22T19:35:53Z-
dc.date.available2016-02-16-
dc.date.available2019-05-22T19:35:53Z-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14377-
dc.description.abstractThe present work had as objective to identify the difficulties of the students of a class of 7th grade of elementary school, when dealing with situations of problem solving involving rational numbers in fractional form. Was elaborated a questionnaire, composed of ten questions in context, involving the operations with fractions. Through this questionnaire, we realized where students felt more difficulties when encountered with contextualized issues involving fractional numbers and thus seek a way to facilitate the learning process with respect to fractional numbers, as well as troubleshooting. The contributions of this work, in addition to the theoretical synthesis, was spread to the scientific community, the reality of school education in which the research was conducted, as well as offering the possibility to reflect on the topic of research for solving a real problem. As prospects for future research can be a didactic planning of situations that can model for matematizar a teaching of fractional numbers, attached to contextualizações situations, for greater effectiveness of the content to the demand to which it is intended. For the development of this work, we rely on the use of support materials as: PCN (BRAZIL .1998); Fernandes (2008); Junior and Castrucci (2009); PolyA (1995); Van de Walle (2009); among others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-22T19:35:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IDN16022016.pdf: 1743363 bytes, checksum: 310da68585cd9884d4c5c97053077427 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-22T19:35:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IDN16022016.pdf: 1743363 bytes, checksum: 310da68585cd9884d4c5c97053077427 (MD5) Previous issue date: 2015-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNúmeros racionaispt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectRational numberspt_BR
dc.titleIdentificando dificuldades na resolução de problemas envolvendo números racionais em sua forma fracionária: um estudo de caso com uma turma do 7º anopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Givaldo de-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo identificar as dificuldades dos alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, ao lidar com situações de resolução de problemas envolvendo os números racionais na forma fracionária. Foi elaborado um questionário, composto de dez questões contextualizadas, envolvendo as operações com frações. Através deste questionário, percebemos onde os alunos sentiram mais dificuldades no momento em que se depararam com questões contextualizadas envolvendo os números fracionários e, assim, buscamos uma maneira para facilitar o processo de aprendizagem, no que diz respeito aos números fracionários, como também, da resolução de problemas. As contribuições desse trabalho, além da síntese teórica, foi divulgar para a comunidade científica, a realidade do ensino da escola na qual foi realizada a pesquisa, bem como ofertar a possibilidade de se refletir sobre o tema da pesquisa com fins de resolução de uma problemática real. Como perspectivas de pesquisas futuras, pode-se haver um planejamento didático de situações que possam se modelar para matematizar um ensino de números fracionários, ligado a contextualizações de situações, para uma maior efetivação do conteúdo para a demanda ao qual ele se destina. Para o desenvolvimento deste trabalho, contamos com o uso de materiais de apoio como: PCN (BRASIL,1998); Fernandes (2008); Júnior e Castrucci (2009); Polya (1995); Van de Walle (2009); entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IDN16022016.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons