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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da Universidade Federal da Paraíba: estado da arte e subsídios para estabelecimento de uma política
metadata.dc.creator: Paiva, Maria José Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
metadata.dc.description.resumo: Os periódicos necessitam atender a alguns requisitos e contar com certas padronizações, que viabilizem a inserção e permanência em Bases de Dados relevantes e qualificadoras. Em razão disto, a ideia central deste trabalho é averiguar as práticas de gestão do Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos, da Universidade Federal da Paraíba (PPCE/UFPB), a política para inclusão dos periódicos, a disseminação da informação quanto aos instrumentos de visibilidade e fomento para os periódicos, com um olhar mais próximo e cuidadoso quanto às realidades daqueles que se encontram nos estratos A1, A2, B1 e B2, ligados aos Programas de PósGraduação. Consta, ainda, da identificação de agências de fomento à pesquisa e pós-graduação. Identifica os requisitos exigidos pelas Bases de Dados DOAJ, RedALyC, LATINDEX, INDEX COPERNICUS, e SPELL (ANPAD), para aceite dos periódicos. Apresenta conceitos sobre Estado, políticas públicas e produção científica, como também apresenta a história do surgimento das universidades, a modernização do ensino superior, pós-graduação, e o caminho para a publicação científica. É uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória, qualitativa – estudo de caso do PPCE/UFPB –, e de método monográfico, com procedimentos documental e bibliográfico. O Materialismo Dialético é usado para este estudo, de forma a compreender a dinâmica do PPCE/UFPB e as contradições existentes, sendo enfatizado conhecer as dificuldades e/ou facilidades apontadas por editores por ocasião da submissão de periódico ao PPCE/UFPB bem como a gestão do periódico, quais os Programas de Pós-Graduação da UFPB que dispõem de periódicos no PPCE/UFPB e, destes, quais estão classificados no Qualis 2017. Fez-se uso do método qualitativo dialógico para análise das informações coletadas. A coleta dos dados foi realizada exclusivamente através de questionário, sendo possível identificar: a) existência de uma política incipiente para inclusão dos Periódicos no PPCE/UFPB; b) dificuldade dos editores para cumprir as regras exigidas para inclusão do periódico no PPCE/UFPB; e c) ausência de profissional bibliotecário para conduzir o processo de inserção em Bases de Dados internacionais e nacionais. Ao mesmo tempo, este trabalho apresenta sugestões para institucionalização e gestão do PPCE/UFPB e indica e anexa documentos normativos de Portais de Periódicos Científicos utilizados em instituições congêneres: UFPE, UFRN, UFRGS e UFSC. Por fim, oferece um Glossário referente à área de produção de periódicos científicos.
Abstract: Periodicals need to meet certain requirements and standardizations, these in turn, enable their insertion and permanence of in relevant and qualifying databases. Thus, the main idea of this work is to investigate management practices on behalf of the Portal of Electronic Scientific Periodicals, of the Federal University of Paraíba in João Pessoa-Brazil. The research dealt with periodical inclusion policy, information dissemination and visibility and promotion issues, especially considering those present in: A1, A2, B1 and B2 strata regarding periodicals connected to Postgraduate studies. The research also dealt with the identification of research development agencies. The work identifies the requirements made by the DOAJ, RedALyC, LATINDEX, INDEX COPERNICUS, and SPELL (ANPAD) databases, regarding the acceptance of periodicals. The work presents concepts about State, public policies and scholarly production, points out historical aspects on the emergence of universities, modernization of higher education and post-graduation, and the path to scientific publication. The research is of applied, exploratory nature, uses a qualitative method and presents a case study, applies a monographic method with the use of documental and bibliographic procedures. Dialectical Materialism is used in order to understand the dynamics of the aforementioned Portal and the existing contradictions. The difficulties and/or facilities pointed out by editors when submitting a periodical to the Portal were emphasized as well as aspects related to management practices of the participating Postgraduate Programs of in the Federal University of Paraíba regarding those who were classified in Qualis 2017 indicators. The information gathered was analyzed via qualitative dialogical method. Data collection was done through a questionnaire. It was possible to identify that: a) periodical inclusion policy is incipient in the Portal b) editors demonstrate difficulties to comply with the rules required to include periodicals in the Portal and c) absence of a professional librarian to conduct the insertion process in national and international Databases. At the same time, this research presents suggestions for institutionalization and management of the Portal at the Federal University of Paraíba and indicates and annexes normative documents that rule Scientific Periodical Portals used in similar institutions such: UFPE, UFRN, UFRGS and UFSC. Lastly, it offers a Glossary of terms that refer to the production area of scholarly journals.
Keywords: Produção científica – Avaliação
Comunicação científica
Periódicos científicos – Estudo de caso - UFPB
Gestão da publicação científica
Periódicos científicos eletrônicos - avaliação
Políticas públicas – ensino superior
Scholarly production - Evaluation
Scholarly communication
Scientific journals - Case Study - UFPB
Management of scientific publication
Electronic Scholarly Periodicals - Evaluation
Public Policies - Higher Education
Periódicos Científicos Eletrônicos - Políticas públicas - Ensino superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14387
Issue Date: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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