Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14388
Tipo: | TCC |
Título: | Um estudo sobre as principais dificuldades do ensino de geometria no ambiente escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Aprígio |
Autor(es): | Souza, Allinny de Lourdes Bezerra dos Santos |
Primeiro Orientador: | Angelo, Cristiane Borges |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo discutir a temática de Um Estudo sobre as principais dificuldades do ensino da Geometria no ambiente escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Aprígio no município de Mamanguape – Paraíba, na tentativa de identificar as principais dificuldades dos alunos na disciplina de Geometria. Essa temática foi baseada nas pesquisas dos principais teóricos e pesquisadores, como: Lorenzato (1995), Nascimento (2009), Rego (2009), Costa (2010), Pavalleno (1993), entre outros autores, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e o Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB). A pesquisa foi feita com 62 alunos pertencentes a duas turmas do 9º ano do ensino regular de uma escola pública estadual no município de Mamanguape – PB. A metodologia da pesquisa se caracteriza por ter um enfoque teórico baseado no estudo descritivo, o método aplicado no trabalho é de caráter investigativo e um estudo de caso quanto à análise e aquisição de dados. Para isso, adotamos como principal instrumento da pesquisa um questionário semiestruturado aplicado aos discentes da escola investigada. O estudo foi realizado durante o mês de Dezembro de 2013. Como resultados, têm – se que o perfil dos estudantes dos anos finais de ensino era composto por estudantes com mais de 15 anos; do sexo feminino. Quanto aos conhecimentos geométricos, verificamos que possuem um baixo nivelamento de conhecimentos matemáticos e geométricos, fato que pode até atrapalhar no seu desenvolvimento no Ensino Médio, na área tanto da Matemática e, principalmente, da Geometria. |
Abstract: | This research aimed to discuss the theme about a study of the main difficulties of teaching Geometry at school, State Elementary School and Middle Teacher Luiz Aprígio in the municipality of Mamanguape - Paraíba, in an attempt to identify the main difficulties of students in the discipline of Geometry. This theme was based on surveys of leading theorists and researchers, as Lorenzato (1995), Nascimento (2009), Rego (2009), Costa (2010), Pavalleno (1993), among others, the National Curricular Parameters (BRAZIL,1998) and Evaluation System of Basic Education (SAEB). The survey was conducted with 62 students from two classes of 9th grade regular education in a public school in the city of Mamanguape - PB. The research methodology is characterized by having a theoretical approach based on descriptive study, the method is applied to the work of investigative character and a case study regarding the acquisition and analysis of data. To adopt this as the primary instrument of research a semi-structured questionnaire applied to the students of the school investigated. The study was conducted during the month of December 2013. How have results - that the profile of students in the final years of education was composed of students over 15 years; female. As for the geometrical knowledge have found that a low leveling mathematical and geometrical knowledge, a fact that may even hinder their development in high school, both in the area of Mathematics and especially Geometry. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Geometria Mathematics - Study and teaching Geometry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14388 |
Data do documento: | 30-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALBSS23052019.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons