Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14401
metadata.dc.type: TCC
Title: A literatura como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de língua espanhola.
metadata.dc.creator: COSTA, Altina Florencia Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: CAVALCANTI, Maria Mercedes Ribeiro Pessoa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo propor a utilização da literatura como ferramenta peda-gógica no processo de ensino-aprendizagem, em aulas de Língua Espanhola; auxiliando os alunos na aquisição de conhecimento de uma forma mais divertida e interessante. Sabe-se que o ensino de uma língua muitas vezes se torna entediante, dependendo da metodologia aborda-da pelo professor, que tanto pode facilitar, como dificultar e afastar o estudante da zona de aprendizagem. O local onde foi aplicado este trabalho de conclusão foi a Escola Cidadã Inte-gral e Técnica João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, conhecida como ECIT MME, para estudantes do 3º ano B do ensino médio, no curso técnico de MSI (Manutenção e Suporte em Informática). Para a elaboração desta pesquisa, foi realizado um questionário exploratório, no desígnio de verificar como a literatura pode influenciar a vida dos estudantes; seguindo-se a atividade planejada durante o trabalho. Obteve-se um resultado satisfatório no que diz respeito ao objetivo inicial, visto que se observou maior motivação, empenho e aprendizado, a partir de atividade envolvendo a literatura
Abstract: Este trabajo plantea la utilización de la literatura como herramienta pedagógica en el proceso de enseñanza-aprendizaje, en las clases de lengua española; auxiliando a los alumnos en la adquisición de conocimiento de una forma más divertida e interesante. Se sabe que la ense-ñanza de una lengua, a menudo se vuelve aburrida. Dependiendo de la metodología empleada, el profesor tanto puede facilitar, sino también dificultar y alejar el alumno de la zona de aprendizaje. Se aplicó el procedimiento descrito en el trabajo de conclusión, en la Escuela Ciudadana Integral y Técnica João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, conocida como ECIT MME, para estudiantes del 3º año B de la enseñanza media, en el curso técnico de MSI (Ma-nutrición y Soporte en Informática). Para ello, se efectuó un cuestionario exploratorio, con el designio de identificar cómo la literatura influye en la vida de los estudiantes, seguida de una actividad previamente planificada. Se obtuvo un resultado satisfactorio en lo que se refiere al objetivo inicial, visto que se logró ensanchar la motivación, empeño y aprendizaje de la len-gua española, partiendo de una actividad involucrando la literatura.
Keywords: literatura
aprendizagem
metodologia
ensino
língua espanhola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14401
Issue Date: 3-May-2019
Appears in Collections:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFFC03052019.pdf5,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.