Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROCHA, Ana Flora Ferreira-
dc.date.accessioned2019-05-24T13:59:39Z-
dc.date.available2019-05-24T13:59:39Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14415-
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa é demonstrar como as mulheres têm sido representadas nos posters de filmes vencedores do Academy Awards nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz. Ao selecionar tal cerimônia, reconhece-se o seu grande valor no mundo contemporâneo e o fato de ser exibida em mundialmente, assim como a posição de privilégio em que se encontram as atrizes que venceram a disputa na categoria de Melhor Atriz. Utilizando-se de estudos na área da gramática do discurso visual de Kress e Van Leeuwen (2006), Análise Crítica do Discurso (ACD) de Fairclough (1995) e estudos de gênero, partindo da perspectiva de Heberle (2000), foram feitas análises de cinco posters escolhidos a partir de um recorte longitudinal e, como resultado, os cartazes foram descritos e os significados por trás da representação das mulheres identificados, mostrando que o recorte em sua maioria desafia a ideia hegemônica de que as mulheres não possuem um lugar próprio na sociedade – e na arte.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-24T13:59:39Z No. of bitstreams: 1 AFFR10052019.pdf: 1544309 bytes, checksum: 91e2c0fc597bfe23cee5e071c32f756f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T13:59:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AFFR10052019.pdf: 1544309 bytes, checksum: 91e2c0fc597bfe23cee5e071c32f756f (MD5) Previous issue date: 2019-05-10en
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectACDpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectAcademy Awardspt_BR
dc.titleA multimodal critical discourse analysis of women’s representativity in posters of Academy Award-winning films.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Fábio Alexandre Silva-
dc.description.resumoThe general aim of this research is to demonstrate how women are portrayed in film posters of Academy Award-winning films through time for both Best Picture and Best Actress in a Leading Role. In choosing this ceremony it is recognized it’s value in contemporary society and the fact that it is broadcast worldwide, as well as the privileged position of the actresses who won the dispute of Best Leading Actress. With studies from the grammar of visual design by Kress and Van Leeuwen (2006), Critical Discourse Analysis (ACD) by Fairclough and gender studies, from Heberle’s (2000) perspective, five film posters were chosen for this analysis according to a longitudinal cut, and as a result the posters were described and meanings behind the representation of women identified, showing that the cut in its majority challenges the hegemonic idea of women not having a place of their own in society – and in art.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFFR10052019.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.