Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14415| Tipo: | TCC |
| Título: | A multimodal critical discourse analysis of women’s representativity in posters of Academy Award-winning films. |
| Autor(es): | ROCHA, Ana Flora Ferreira |
| Primeiro Orientador: | Bezerra, Fábio Alexandre Silva |
| Resumo: | The general aim of this research is to demonstrate how women are portrayed in film posters of Academy Award-winning films through time for both Best Picture and Best Actress in a Leading Role. In choosing this ceremony it is recognized it’s value in contemporary society and the fact that it is broadcast worldwide, as well as the privileged position of the actresses who won the dispute of Best Leading Actress. With studies from the grammar of visual design by Kress and Van Leeuwen (2006), Critical Discourse Analysis (ACD) by Fairclough and gender studies, from Heberle’s (2000) perspective, five film posters were chosen for this analysis according to a longitudinal cut, and as a result the posters were described and meanings behind the representation of women identified, showing that the cut in its majority challenges the hegemonic idea of women not having a place of their own in society – and in art. |
| Abstract: | O objetivo geral desta pesquisa é demonstrar como as mulheres têm sido representadas nos posters de filmes vencedores do Academy Awards nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz. Ao selecionar tal cerimônia, reconhece-se o seu grande valor no mundo contemporâneo e o fato de ser exibida em mundialmente, assim como a posição de privilégio em que se encontram as atrizes que venceram a disputa na categoria de Melhor Atriz. Utilizando-se de estudos na área da gramática do discurso visual de Kress e Van Leeuwen (2006), Análise Crítica do Discurso (ACD) de Fairclough (1995) e estudos de gênero, partindo da perspectiva de Heberle (2000), foram feitas análises de cinco posters escolhidos a partir de um recorte longitudinal e, como resultado, os cartazes foram descritos e os significados por trás da representação das mulheres identificados, mostrando que o recorte em sua maioria desafia a ideia hegemônica de que as mulheres não possuem um lugar próprio na sociedade – e na arte. |
| Palavras-chave: | Multimodality ACD Gender Feminism Academy Awards |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | eng |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14415 |
| Data do documento: | 10-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AFFR10052019.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
