Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14425
Tipo: TCC
Título: Uma análise dos Procedimentos Metodológicos no Ensino Explícito de Vocabulário em Escola de Idiomas.
Autor(es): PEREIRA, Marcos Tadeu
Primeiro Orientador: Dourado, Maura Regina da Silva
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os procedimentos metodológicos adotados e inspirados na Abordagem Lexical, voltados para o ensino aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira. Como indicado ao longo deste trabalho o foco da abordagem mencionada recai no uso do vocabulário e na importância que faz ter uma aula pensada e executada a partir de uma visão lexicalizada e não gramaticalizada (LEWIS, 1993; 1997). Para tanto, fizemos um breve contexto histórico das abordagens e métodos no ensino das Línguas Estrangeiras, pontuando a diferença entre aquisição de uma segunda língua e de língua estrangeira como um pontapé inicial para esta pesquisa (CELCE-MURCIA, 2014; RICHARDS; RODGERS, 2001). De igual maneira, apresentamos o ensino de vocabulário de uma Língua Estrangeira por meio do uso de imagens, trazendo a luz qual a sua importância juntamente com a ideia principal da Abordagem Lexical, o uso do léxico (LIMA, 2013; MENDÉZ, 2005; RICARDO, 2015). O cenário do qual este trabalho foi construído partindo da construção de uma aula com duas ministrações numa escola pública municipal de idiomas para nível pré-intermediário. Como resultado deste trabalho verifica-se algumas limitações que marcaram o uso da abordagem lexical no ensino de vocabulário, uma vez que não há como comprovar a aquisição de vocabulário por meio destas aulas ministradas, sendo necessário realizar testes que comprovem a eficácia da abordagem lexical.
Abstract: This paper aims to analyze the methodological procedures adopted and inspired by the Lexical Approach, aimed at the teaching of English as a Foreign Language. As indicated throughout this paper, the focus of aforementioned approach relies on the use of vocabulary and on the importance of having a class thought and executed from a lexicalized and non-grammaticalized view (LEWIS, 1993; 1997). Therefore, we have made a brief historical context of the approaches and methods in the teaching of Foreign Languages, punctuating the difference between acquiring a second language and a foreign language as a kick-start for this research (RICHARDS, RODGERS, 2001). Likewise, we present the teaching of the vocabulary of a Foreign Language by images, bringing to light its importance along with the main idea of the Lexical Approach, the use of the lexicon (LIMA, 2013; MENDEZ, 2005; RICARDO, 2015). The scenario from which the work was constructed started from the construction of a class with two ministrations in a municipal public language school for the pre-intermediate level. As a result, to this paper, some limitations have marked the use of the lexical approach in vocabulary teaching, since there is no way to prove the acquisition of vocabulary through these classes, and it is necessary to perform tests that prove the effectiveness of the lexical approach.
Palavras-chave: ensino de vocabulário
léxico
abordagem lexical
imagens
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14425
Data do documento: 3-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MTPN03052019.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.