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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14428
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Tatiana da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-24T15:01:16Z-
dc.date.available2019-05-24T15:01:16Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14428-
dc.description.abstractThe National Textbook Program (PNLD) began to distribute, as of 2011, textbooks (LDs) of English Language (LI). Through this program, public school students benefited and teachers started to have access to this resource for their classes. In this work, we had as main objective to investigate if English teachers know the guide of PNLD and if affirmative, how use the LD in classroom. As theoretical framework, we use Nunan (1997), Salas (2004) and Vilaça (2010). Our study was developed from a field research where we made reflections about the choice, on the importance, and use of LD, from observations of classes of five teachers and the analysis of responses of a questionnaire answered by four of the five public schools visited in João Pessoa, Paraíba. Thus, among the aspects discussed, we identified that when teachers know the PNLD and use the LD in a planned way, LD represents an important resource in LI classes. In this sense, we intend to contribute to the reflection about the use of LD by English teachers of public schools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2019-05-24T15:01:16Z No. of bitstreams: 1 TSS10052019.pdf: 1684808 bytes, checksum: 783bd433c2969add79be386041e6e93d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-24T15:01:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TSS10052019.pdf: 1684808 bytes, checksum: 783bd433c2969add79be386041e6e93d (MD5) Previous issue date: 2019-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectEscolas Públicaspt_BR
dc.titleO PNLD e o professor de inglês: aspectos relacionados a escolha, importância e utilização do livro didático em escolas públicas.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Barbara Cabral-
dc.description.resumoO Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) passou a distribuir, a partir de 2011, livros didáticos (LDs) de Língua Inglesa (LI). Através desse programa, alunos das escolas públicas foram beneficiados e professores passaram a ter acesso a esse recurso para suas aulas. Neste trabalho, tivemos como principal objetivo investigar se os professores de inglês conhecem o Guia do PNLD e se afirmativo, como utilizam o LD em sala de aula. Como referências teóricas, utilizamos Nunan (1997), Salas (2004) e Vilaça (2010). Nosso estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo, onde realizamos reflexões sobre a escolha, importância e a utilização do LD, a partir de observações de aulas de cinco professores e da análise das respostas de um questionário respondido por quatro deles das cinco escolas públicas visitadas em João Pessoa, na Paraíba. Portanto, entre os aspectos discutidos, identificamos que quando os professores conhecem o PNLD e utilizam o LD de forma planejada, o LD representa um recurso importante nas aulas de LI. Nesse sentido, pretendemos contribuir para a reflexão a respeito do uso do LD pelos professores de inglês das escolas públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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