Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14428| Tipo: | TCC |
| Título: | O PNLD e o professor de inglês: aspectos relacionados a escolha, importância e utilização do livro didático em escolas públicas. |
| Autor(es): | SANTOS, Tatiana da Silva |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Barbara Cabral |
| Resumo: | O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) passou a distribuir, a partir de 2011, livros didáticos (LDs) de Língua Inglesa (LI). Através desse programa, alunos das escolas públicas foram beneficiados e professores passaram a ter acesso a esse recurso para suas aulas. Neste trabalho, tivemos como principal objetivo investigar se os professores de inglês conhecem o Guia do PNLD e se afirmativo, como utilizam o LD em sala de aula. Como referências teóricas, utilizamos Nunan (1997), Salas (2004) e Vilaça (2010). Nosso estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo, onde realizamos reflexões sobre a escolha, importância e a utilização do LD, a partir de observações de aulas de cinco professores e da análise das respostas de um questionário respondido por quatro deles das cinco escolas públicas visitadas em João Pessoa, na Paraíba. Portanto, entre os aspectos discutidos, identificamos que quando os professores conhecem o PNLD e utilizam o LD de forma planejada, o LD representa um recurso importante nas aulas de LI. Nesse sentido, pretendemos contribuir para a reflexão a respeito do uso do LD pelos professores de inglês das escolas públicas. |
| Abstract: | The National Textbook Program (PNLD) began to distribute, as of 2011, textbooks (LDs) of English Language (LI). Through this program, public school students benefited and teachers started to have access to this resource for their classes. In this work, we had as main objective to investigate if English teachers know the guide of PNLD and if affirmative, how use the LD in classroom. As theoretical framework, we use Nunan (1997), Salas (2004) and Vilaça (2010). Our study was developed from a field research where we made reflections about the choice, on the importance, and use of LD, from observations of classes of five teachers and the analysis of responses of a questionnaire answered by four of the five public schools visited in João Pessoa, Paraíba. Thus, among the aspects discussed, we identified that when teachers know the PNLD and use the LD in a planned way, LD represents an important resource in LI classes. In this sense, we intend to contribute to the reflection about the use of LD by English teachers of public schools. |
| Palavras-chave: | Livro Didático Língua Inglesa Escolas Públicas |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14428 |
| Data do documento: | 10-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TSS10052019.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
