Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14430
metadata.dc.type: TCC
Title: A utilização da história da matemática em sala de aula: quais as concepções dos professores do ensino básico da Microrregião do Litoral Norte - PB
metadata.dc.creator: Ferraz, Analice de Lima e Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Paiva, Jussara Patricia Andrade Alves
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação de cunho qualitativo e quantitativo, que possui como principal objetivo: Investigar se a História da Matemática está sendo utilizada como recurso pedagógico nas salas de aula do Ensino Básico da Microrregião do Vale do Mamanguape - PB e qual a concepção dos professores com relação a esse recurso. Para fundamentar nosso trabalho, utilizamos como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e autores como, Ponte (2000), Freire (2006), Gil (2002), Miguel e Miorin (2004), Fauvel (1997), D’Ambrósio (1996), Rosa (1998), Miguel (1993). Visto que a matemática está presente em quase todas as ações do nosso dia-a-dia, a mesma acaba por fazer parte do cotidiano e da própria história, e quando é usada como um recurso didático em sala de aula acabamos por dar um novo significado aos conteúdos através do seu desenvolvimento histórico e de seus conceitos matemáticos. Baseando-nos nessas inquietações acerca do uso da História da Matemática em sala de aula, fomos a campo para tentarmos compreender o que os professores pensam acerca desse recurso. O instrumento de coleta de materiais empíricos aplicado foi um questionário semi estruturado contendo vinte questões que foram aplicadas a trinta professores do Ensino Básico do Vale do Mamanguape – PB, os mesmos lecionam em escolas publicas e da rede privada de ensino. As questões foram divididas em dois momentos, um trata-se do reconhecimento que foi subdivido em questões que abordam informações pessoais e informações acerca da formação inicial, e o outro trata do foco do estudo, onde apresentamos questões acerca da História da Matemática e de sua aplicação em sala de aula. A partir da analise dos dados verificamos as facilidades e as possíveis dificuldades existentes. Com isso, percebemos que os professores que possuem formação entre as décadas de 1980 e 1990 não utilizam a História da Matemática em suas aulas devido a deficiência da disciplina em sua formação inicial. Já os que têm formação no período de 2000 a 2014 trabalham a História da Matemática em suas aulas satisfatoriamente. Pretendemos que nossa pesquisa sirva de base para contribuir na melhoria da utilização da História da Matemática na sala de aula e que os professores percebam que a História da Matemática não é algo distante da nossa realidade.
Abstract: The present work presents the results of an investigation of quantitative and qualitative imprint, that has as main objective: Investigate if the History of Mathematics is being used as a teaching resource in classrooms of Basic Education of Microregion Vale do Mamanguape and which the conception of teachers with respect to this feature. To support our work, used as a theoretical the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) and authors like, Ponte (2000), Freire (2006), Gil (2002), Miguel e Miorin (2004), Fauvel (1997), D’Ambrósio (1996), Rosa (1998), Miguel (1993). Since mathematics is present in almost all the actions of our day-to-day, it ends up making pate of everyday life and of history itself, and when it is used as a teaching resource in the classroom just for giving a new meaning to contents through its historical development and their mathematical concepts. Based on these concerns about the use of history of mathematics in the classroom, went to the field to try to understand what teachers think about this feature. The instrument used to collect empirical materials applied was a semi-structured questionnaire with twenty questions that were applied to thirty teachers of Basic Education of Vale do Mamanguape – PB, they teach in public schools and private schools, questions were divided into two moments, one it is the recognition which was subdivided into questions that address personal information and information about the initial training, and the other is the focus of the study, that present questions about the history of mathematics and its application in the classroom. From the data analysis we found the facilities and possible difficulties. With this, realize that teachers who have training between the 1980 and 1990 do not use the history of mathematics in their classes due to deficiency of discipline in their initial training. But those who have training in the period 2000 to 2014 the work history of mathematics in their classes satisfactorily. We want our research as a basis for helping to improve the use of history of mathematics in the classroom and that teachers realize that the history of mathematics is not something distant from our reality.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Matemática – Historiografia
Ambiente de sala de aula
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Historiography
Classroom environment
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14430
Issue Date: 24-Apr-2014
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALSF19052014.pdf2,34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons