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metadata.dc.type: TCC
Title: O jogo Matix e a motivação em sala de aula: podem os jogos alterar a rotina escolar?
metadata.dc.creator: Carvalho, João Luiz Galvão de
metadata.dc.contributor.advisor1: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa visa Analisar os impactos que o uso do jogo Matix pode proporcionar aos alunos do 7° e 8° ano de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Mamanguape – PB, no que se refere a participação em sala de aula. Para obtenção de resposta a esse objetivo, nos lançamos a descrever a experiência da disciplina de Estágio Supervisionado III, pois essa foi de grande valia para nos projetar a inserção do jogo na sala de aula, bem como sondar a participação das turmas de 7° e 8° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Antonio Garcez . Para isso, tecemos nossas observações e apresentamos o jogo Matix. A partir dele, analisamos situações didáticas no que se refere o aproveitamento do jogo para o exercício de operação com Números Inteiros. Para efetivação desses objetivos, nos lançamos a uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo. No que se refere o registro e as observações, adentramos em uma pesquisa-ação. Entre vários autores pesquisados, destacamos Brasil (1998), Smole, Diniz e Milani (2007). Concluímos que o jogo trouxe respostas positivas a dinâmica escolar, no que se refere a maior participação da turma. Como encaminhamento de pesquisas futuras, sugerimos o jogo Matix em outras escolas da região ou maiores aprofundamentos no conteúdo, que pode envolver operações mais complexas com outros conjuntos numéricos.
Abstract: This research aims to analyze the impact that the use of game Matix can provide students of 7th and 8th grade at a school of municipal schools in the city of Mamanguape - PB, as regards participation in the classroom. To obtain response to this goal, launched in describing the experience of discipline Stage Supervised III, because that was valuable to design the insertion of the game in the classroom, as well as probe the participation of groups of 7th and 8th year of school Antonio Garcez. For this, we weave our observations and present the Matix game. From it, we analyze teaching situations regarding the use of the game for the year of operation with whole numbers. To realize these goals, we introduced ourselves to a descriptive qualitative research. As regards the registration and observations, we enter an action research. Among various authors surveyed highlight Brasil (1998); Smole, Diniz and Milani (2007). We conclude that the game has brought positive responses to school dynamics, with regard to greater class participation. As forwarding future research, Matix suggest the game in other schools in the area or larger deepened in content, which may involve more complex operations with other numerical sets.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Jogos educativos
Tecnologia educacional
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teaching games
Educational games
Educational technology
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14433
Issue Date: 1-Sep-2014
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