Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Valéria Diana Pereira Souza de-
dc.date.accessioned2019-05-27T15:57:12Z-
dc.date.available2014-05-16-
dc.date.available2019-05-27T15:57:12Z-
dc.date.issued2014-04-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14445-
dc.description.abstractThe theme of our research is on the use of manipulative materials for teaching the set of Integers, here in particular addition and subtraction involving this set of numbers . To achieve this work, we use as theoretical framework the National Curricular Parameters (PCN), authors like Mangili (2007), Meister (2009), Barbosa (2008), Cyrino (2009), Martini (2010), Besen (2006), Silva (2013), Paraíba (2010), PNLD (2011). To accomplish this research , we investigated students who are attending the 8th grade of elementary school to a public school , to check if they understand the concepts involving integers and what are the limitations on this topic . Used as a methodology to guide us throughout the process of this work the case study and participatory research, research tools we use were semi-structured questionnaires and a didactic sequence involving the manipulation of play materials by students . With the verification of the results , we found that the use of concrete materials that aims to work mathematics in a way outside of conventional , in a pleasurable way to learn , the student becomes a participatory agent throughout the process of teaching , awakening their interest and giving meaning to the content studied.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2019-05-27T15:57:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VDPSM16052014.pdf: 1920285 bytes, checksum: 9ffc30e3619d41a8243a9042fc13ac2c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-27T15:57:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VDPSM16052014.pdf: 1920285 bytes, checksum: 9ffc30e3619d41a8243a9042fc13ac2c (MD5) Previous issue date: 2014-04-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectAdiçãopt_BR
dc.subjectSubtraçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics (Elementary)pt_BR
dc.subjectAdditionpt_BR
dc.subjectSubtractionpt_BR
dc.titleAdição e subtração dos números inteiros: uma proposta de sequência didáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoO tema da nossa pesquisa é sobre o uso de materiais manipulativos para o ensino do conjunto dos Números Inteiros, em particular adição e subtração. Para a concretização deste trabalho, utilizamos como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), autores como Mangili (2007), Meister (2009), Barbosa (2008), Cyrino (2009), Martini (2010), Besen (2006), Silva (2013), Paraíba (2010), PNLD (2011). Para realizarmos esta pesquisa, investigamos alunos que estão cursando o 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, para verificarmos se eles entendem os conceitos que envolve os Inteiros e quais são suas limitações sobre este tema. Utilizamos como metodologia para nos orientar em todo o processo deste trabalho o estudo de caso e a pesquisa participante, os instrumentos de pesquisa que empregamos foram questionários semiestruturados e uma sequência didática que envolvia a manipulação de materiais lúdicos por parte dos discentes. Com a verificação dos resultados, constatamos que a utilização de materiais concretos que tem por objetivo trabalhar a Matemática de uma maneira fora da convencional, de uma forma prazerosa de aprender, torna o aluno um agente participativo em todo o processo de ensino, despertando seu interesse e dando significado ao conteúdo estudado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VDPSM16052014.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons