Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14446
Tipo: | TCC |
Título: | O estudo da geometria: uma análise do livro didático utilizado nas escolas públicas estaduais do Município de Mamanguape - PB |
Autor(es): | Silva, Ana Cristina Costa da |
Primeiro Orientador: | Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo descrever e analisar o conteúdo de Geometria presente nos livros de Matemática, adotados nas escolas públicas estaduais do município de Mamanguape/PB, para os anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa utilizada foi de cunho bibliográfico, e como referencial teórico utilizou autores como Costa e Allevato (2010), Nascimento (2009), Luz (2007), Lorenzato (1995) e tantos outros autores e educadores que tratam da importância do livro didático, tendo-o como um instrumento principal, quando não o único, que compõe o material escolar de alunos e professores. O instrumento de pesquisa foram os livros da Coleção “Matemática”, do Autor Edwaldo Bianchini. A descrição dos conteúdos e atividades de Geometria, bem como a análise dos resultados obtidos teve como referencial teórico o modelo de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. A análise dos resultados alcançados constatou que a coleção aparece em geral de forma tradicional, isto é, utilizam definições, exemplos, exercícios de fixação e repetição de regras, e ainda que essas atividades, não apresentam de forma clara, um desenvolvimento sequencial entre as fases da Teoria dos Van Hiele, que possibilite ao aluno construir habilidades necessárias, tornando-o capaz de pensar geometricamente. Embora traga algumas inovações, como contextualização, História da Matemática e atividades lúdicas, essas inovações não estão inseridas nos conteúdos estudados, aparecendo apenas como atividades complementares ou em seções a parte, no final de cada capítulo. |
Abstract: | This study aimed to describe and analyze the content of this Geometry in Mathematics books, adopted in public schools in the municipality of Mamanguape/PB, for the final years of primary school. The research methodology used was bibliographical, and used as a theoretical authors such as Costa and Allevato (2010), Birth (2009), Luz (2007), Lorenzato (1995) and many other authors and educators to discuss the importance of textbook, taking it as a main instrument, if not only, that makes up the school supplies for students and teachers. The survey instrument was books Collection "Mathematics", Author Edwaldo Bianchini. The description of the content and activities of Geometry, as well as the analysis of the results was the theoretical model of Van Hiele geometric thinking development. The results obtained showed that the collection in general appear in the traditional way, ie, using definitions, examples and exercises clamping repetition of rules, and that these activities show no clearly a development stage between sequential Van Hiele's Theory, that allows the student to build skills, making it able to think geometrically. Although bring some innovations, such as contextualization, History of Mathematics and recreational activities, these innovations are not inserted in the contents studied, appearing only as complementary activities or in part sections, at the end of each chapter. |
Palavras-chave: | Matemática (Ensino fundamental) Livros didáticos Geometria Mathematics (Elementary) Didatic books Geometry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14446 |
Data do documento: | 7-Out-2013 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACCS05122013.pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons