Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14447
metadata.dc.type: TCC
Title: Cubra Doze: um recurso didático que pode facilitar a aprendizagem das operações básicas na matemática
metadata.dc.creator: Silva, Ana Maria Souza da
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar quais as concepções de estudantes de 5º ano diante da utilização do jogo Cubra Doze na discussão das quatro operações básicas da matemática em uma escola pública do município de Capim – Paraíba. Para isso adotamos como principais teóricos Muniz (2010), Ribeiro (2009), Starepravo (2009), Toledo e Toledo (2009), Dante (2010), Smole et al (2007), Rêgo e Rêgo (2004), entre outros, e os documentos oficiais Brasil (2001) e Paraíba (2010). A pesquisa foi realizada durante o mês de junho, com 44 alunos em duas turmas dos 5º anos do Ensino Fundamental, da escola pública rural, pertencente ao município de Capim – PB. A metodologia da pesquisa foi caracterizada por um estudo descritivo e exploratório do tipo pesquisa ação. Em relação à análise de dados foi utilizado como principais instrumentos de investigação um questionário semiestruturado contendo questões fechadas e abertas aplicadas aos educandos da referida escola, como também, um diário de campo. Ao fim do estudo constatamos que o uso de jogos no contexto educativo torna-se um recurso didático de fundamental importância para a resolução de problemas e a discussão da matemática. Os alunos participaram efetivamente de todos os momentos da pesquisa, se mostrando interessados e desafiados, melhorando sua atenção, concentração, o raciocínio lógico e planejamento de ação. Percebemos também que a utilização do jogo Cubra Doze provocou uma interação maior nos educandos, contemplando os aspectos afetivos e cognitivos.
Abstract: This research aimed to examine how the game Twelve Cover can facilitate (or not) in learning the four basic mathematical operations. For this we adopted as theoretical principles Muniz (2010), Ribeiro (2009), Starepravo (2009), Toledo and Toledo (2009), Dante (2010), Smole et al (2007), and Rego and Rego (2004), among others, official documents and Brazil (2001) and Paraíba (2010). The survey was conducted during the month of June, with 44 students in two classes of 5th grade of elementary school, a rural public school, belonging to the municipality of Grass - PB. The research methodology was characterized by a descriptive and exploratory research type action. In relation to data analysis was used as the main research instruments one semi-structured questionnaire containing open and closed questions applied to students of that school, as well as, a diary. At the end of the study found that the use of games in educational settings becomes a teaching resource of fundamental importance for problem solving and discussion of mathematics. Students actively participated in every moment of the survey, showing if interested and challenged, improving attention, concentration, logical thinking and action planning. We also see that the use of the game Cover Twelve provoked greater interaction in students, contemplating the affective and cognitive.
Keywords: Matemática – Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Jogos educativos
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teaching games
Educational games
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14447
Issue Date: 1-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMSS27052019.pdf1,37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons