Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14458
Tipo: TCC
Título: As Marcas Da Subjetividade em Textos do Gênero Artigo de Opinião, produzidos por Alunos do Eja e Ensino Médio.
Autor(es): LIMA, Isabella Jocastha Monteiro de
Primeiro Orientador: Ribeiro, Maria das Graças Carvalho
Resumo: Este trabalho aborda a importância dos gêneros textuais e as marcas de subjetividade que eles trazem, especificamente do artigo de opinião, no ensino de língua portuguesa e sua aplicabilidade na sala do ensino médio e EJA, essa prática contribui efetivamente para desenvolver as habilidades de leitura e de escrita desses alunos. Tem-se percebido o quanto a compreensão da língua portuguesa sempre foi um grande desafio para os profissionais dessa área e, atualmente, o desafio tem aumentado, devido aos diversos tipos de entretenimento (smartphones, internet, etc.) que propõem uma forma de ensino mais dinâmica que una e desenvolva as variadas mídias junto com a sala de aula e as técnicas de ensino. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) apresentam a ideia de que o texto existe na sociedade enquanto produto histórico e cultural, tendo a finalidade de estabelecer um diálogo entre seus interlocutores. Esse trabalho foi desenvolvido em duas turmas de 3º ano, sendo uma do ensino médio regular de uma escola pública, e outra numa turma de EJA de outra escola pública, localizadas, ambas, na cidade de João Pessoa. Pretendeu-se, portanto, compreender a importância da utilização do gênero artigo de opinião em práticas de linguagem na escrita; refletir sobre o trabalho com o gênero desse tipo de artigo na formação do leitor; analisar como se dão essas marcas de subjetividade nos textos dos alunos; analisar o círculo de convivência dos alunos extraclasse e ensinar aos alunos dicas e técnicas para escrever um artigo de opinião. Para a realização deste trabalho, contou-se com a aplicação de seis aulas, nas quais abordamos os vários tipos de elementos da textualidade e a importância deles na construção do texto. E, por fim, culminou-se na proposta de um simulado de redação, com a produção de um artigo de opinião sobre “Invasão de privacidade na internet”, tendo em vista a falta de habilidade que os alunos têm na escrita. Os resultados obtidos revelaram que, apesar de alguns obstáculos enfrentados na escrita pelos alunos, houve um desempenho razoável em relação às habilidades de leitura e de escrita.
Abstract: Não apresentou.
Palavras-chave: produção escrita
subjetividade
ensino médio
gênero textual
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14458
Data do documento: 9-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IJML09052019.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.