Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14459
Tipo: | TCC |
Título: | Acessibilidade segundo produções do periódico CAPES. |
Autor(es): | PEREIRA, Jully Guedes de Souza |
Primeiro Orientador: | Alves, Edneia de Oliveira |
Resumo: | Esse trabalho apresenta uma revisão da literatura com base em artigos no periódico Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre a temática de acessibilidade comunicacional. Levando em consideração a extrema importância dessa revisão, intuiu-se demonstrar como a acessibilidade comunicacional é um tema que ainda necessita de maiores conceituações e estudos sobre, tendo em vista sua relevância. Buscou-se como objetivo principal realizar a revisão sobre acessibilidade nos artigos publicados no periódico CAPES no período dos últimos 10 anos. Além disso, a pesquisa coleta dados sobre acessibilidade e busca sentido nas categorias, para através do panorama construído na pesquisa, demonstrar a urgência de novas pesquisas sobre acessibilidade comunicacional posto a importância da temática. A metodologia utilizada configurou enquanto pesquisa bibliográfica, de caráter dedutivo. Como principal dado dessa pesquisa, foi encontrado que a acessibilidade comunicacional é um tema que apresenta poucos estudos, sendo necessária assim uma maior gama de pesquisas sobre o conteúdo, tendo em vista que os professores de Letras precisam entender do assunto, para que aprendam a entender o diferente. |
Abstract: | This final paper presents a literature’s review based at Coordination of Improvement of Higher Level Personnel (CAPES) periodics’ website about communication accessibility. This review is particularly important in order to show how communication accessibility is a topic that needs more conceptions and studies. This final paper aims, as a general objective, to do a 10 years’ review about accessibility. Specifically, we sought to collect accessibility’s data, to seek meaning in the categories, and to express the need for new researches in this area. The methodology used was bibliographic research with deductive character. As central data of this research, we found that there are not enough studies on communication accessibility. More research on this theme is necessary since Portuguese’ teachers need to acknowledge it in order to learn how to do deal with differences. |
Palavras-chave: | xxxxxxx |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14459 |
Data do documento: | 10-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JGSP10052019.pdf | 294,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.